Álvaro Martins. Quando ouvimos o nome, não é de forma imediata que o ligamos ao fado. E André Almeida Rodrigues percebeu isso. “Álvaro Martins é um dos grandes nomes da guitarra portuguesa só que não é muito conhecido. Fez a sua carreira aqui no Porto e o fado é muito mais divulgado em Lisboa do que no resto do país”, conta André ao JPN.

Por isso, o jovem cineasta decidiu prestar tributo a um dos “grandes” da guitarra portuguesa, que para além disso, também era seu tio em segundo grau. E assim surgiu “O Barbeiro Guitarrista“, a curta-metragem que valeu a André Almeida Rodrigues a distinção nos Prémios Latinos.

Ainda assim, o jovem de 28 anos não tem memórias que liguem o fado ao tio. “Não tenho nenhuma memória de fado com o meu tio porque ele já estava na última fase da carreira, mas sempre ouvi falar dele como um grande guitarrista que foi, que acompanhou a Amália”, recorda.

Para documentar a vida e obra do barbeiro que, nos tempos livres, mostrava o fado que tinha na alma, André recorreu ao depoimento de seis pessoas, algumas mais próximas como o filho, dois fadistas, o poeta e letrista de fado Torre da Guia e um empresário de fado.

Quanto à distinção d’ “O Barbeiro Guitarrista” na primeira edição do festival Prémios Latinos, André mostra-se “muito satisfeito”, uma vez que se trata de “uma distinção a nível internacional”. Logo a primeira. Para além da distinção, o prémio incluiu ainda uma bolsa de formação no Campus Universitario Europeo.

O ano passado a curta-metragem de André esteve nomeada para os “Prémios Sophia Estudante”. Nestes dois anos o jovem cineasta participou em competições que vão desde a Figueira da Foz aos Estados Unidos da América ou a Marrocos, onde estava quando soube que tinha sido nomeado para os prémios espanhóis.

A primeira experiência com o documentário deu-se na Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e desde aí que o jovem natural de Leça do Balio teve em mente fazer um documentário sobre o tio Álvaro Martins. O primeiro ano do mestrado em Som e Imagem, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto, deu-lhe essa oportunidade.

Atualmente, encontra-se no segundo ano do mestrado, com outro projeto a caminho. “Alfaião”, nome de uma aldeia no concelho de Bragança, é de acordo com André Almeida Rodrigues, o nome de “um documentário contemplativo, sobre o dia a dia de uma aldeia, que enaltece os aspetos banais da vida no campo”.

Artigo editado por Sara Gerivaz