Na reunião camarária desta terça-feira, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, em resposta às dúvidas colocadas pelo vereador Ricardo Almeida, do PSD, fez saber que o Metro do Porto vai receber 240 milhões de euros para expandir a rede.

O valor foi dado a propósito de uma entrevista concedida pelo novo presidente da Metro do Porto e da STCP no início de maio ao “Jornal de Notícias”. Jorge Delgado anunciou, na altura, que o valor disponível para o alargamento da rede pode chegar aos 400 milhões até 2021, juntando as redes do Porto e de Lisboa.

As previsões do responsável baseiam-se nos 275 milhões inscritos no Plano Nacional de Reformas ao qual espera ver adicionado um pacote de 120 milhões de apoios do Estado.

Linha ocidental é “absolutamente prioritária”

São cinco as linhas tidas como prioritárias para a segunda fase da expansão do metropolitano do Porto: a linha ocidental, no Porto, a ligação entre Santo Ovídio e Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia, e extensões da linha em Gondomar, Trofa e Matosinhos, esta última entre a Senhora da Hora e o Hospital de São João.

Rui Moreira considerou, perante o executivo camarário, que é fundamental o investimento na linha ocidental da cidade do Porto, do Campo Alegre, ligando São Bento ao Parque da Cidade. É “absolutamente prioritária”, disse.

O autarca realçou ainda que este investimento chega para iniciar a linha central, mas não é suficiente para a terminar. A administração da Metro vai ainda fazer uma análise custo-benefício, considerando as linhas com maior procura.

 

Artigo revisto por Filipa Silva