Fernando Santos divulgou esta noite em conferência de imprensa os nomes dos 23 convocados para a fase final do Euro 2016. Renato Sanches está entre os convocados e Tiago fica de fora.

Portugal já tem equipa para disputar a fase final do Euro 2016, em França. Nas escolhas de Fernando Santos surgem apenas duas surpresas: Renato Sanches está entre os convocados. Já Tiago fica de fora das quatro linhas.

Os 23 convocados:

GUARDA-REDES

Rui Patrício
Anthony Lopes
Eduardo

DEFESAS

Vieirinha
Cédric
Ricardo Carvalho
Bruno Alves
Pepe
José Fonte
Eliseu
Raphaël Guerreiro

MÉDIOS

William Carvalho
Danilo
João Mário
Adrien Silva
André Gomes
João Moutinho
Renato Sanches

AVANÇADOS

Cristiano Ronaldo
Rafa
Quaresma
Éder
Nani

A convocatória de Renato Sanches e a ausência de Tiago

Sobre a convocatória de Renato Sanches, Fernando Santos adiantou apenas que a convocatória foi muito ponderada e que não pretende destacar um jogador em detrimento do coletivo. O selecionador afirmou ainda que, caso fosse destacar este jogador, teria de justificar o porquê de todas as suas escolhas. Apesar disso, Renato Sanches vê um final esplêndido de época ser recompensado, ao conseguir esta convocatória, a primeira para uma grande competição internacional de seleções AA. O jogador do Benfica tem duas internacionalizações pela seleção nacional sénior – jogou nos amigáveis frente à Bulgária e à Bélgica em março.

Quanto a Tiago, Fernando Santos afirmou que, nos últimos meses, todo o staff da seleção avaliou os jogadores que faziam parte do leque de escolhas, ao nível técnico, tático e físico. Segundo o selecionador, é nestes critérios que se encontra a justificação para a ausência de qualquer jogador desta convocatória.

Questionado sobre a preferência de um sistema em 4-4-3, o selecionador reagiu afirmando que essa noção de tática rígida está muito longe do que ele pretende. Para a fase final do Euro 2016, Fernando Santos quer, acima de tudo, um sistema de jogo fluído, com jogadores capazes de serem dinâmicos dentro das quatro linhas.

A convocatória final em comparação com as anteriores

Ao analisar as seis convocatórias que Fernando Santos fez para os jogos de apuramento para o Euro 2016, há duas ideias fundamentais que se destacam: as escolhas do selecionador mudaram bastante nos últimos jogos de apuramento face aos primeiros; e vários jogadores que até aí tinham sido presença assídua na seleção, ficaram de fora dos últimos jogos e desta competição.

De entre os 23 convocados, destacam-se Nani, Éder, João Moutinho, Rui Patrício e Anthony Lopes. Foram os únicos cinco jogadores presentes nas seis convocatórias. Destes, o destaque vai mesmo para Rui Patrício e Nani, titulares em todos os jogos. Moutinho vem logo a seguir: foi titular em seis dos oito jogos do apuramento. E, inevitavelmente, Cristiano Ronaldo, titular nas seis partidas para que foi chamado.

Na defesa, Fernando Santos deu prioridade a Ricardo Carvalho (seis jogos), Eliseu (cinco), Pepe (quatro) e Bruno Alves (quatro). No meio campo, Moutinho foi acompanhado por William Carvalho nos primeiros jogos, e Danilo nos mais recentes. Vieirinha, Cédric e José Fonte têm surgido como opções de recurso na defesa, que podem ser uma alternativa viável em situações de rotatividade de jogadores, lesões ou castigos.

Partidas antes do Euro 2016

A prova arranca dia 10 de junho e Portugal estreia-se na competição no dia 14, frente à Islândia. Do grupo da seleção fazem ainda parte Áustria e Hungria.

Antes de chegar ao Euro, Portugal inicia o estágio no dia 29 de maio, na Cidade do Futebol. E vai realizar três particulares: com a Noruega, a 29 de maio, no Dragão, com a Inglaterra, a 2 de junho, em Wembley, e com Estónia, a 8 de junho, na Luz.

Artigo editado por Filipa Silva