Fernando Santos vai divulgar, esta terça-feira, pelas 20h30, a lista de 23 jogadores que vão atacar o Euro 2016, em França.

Esta terça é dia de convocatória para a Seleção Nacional de Futebol. Fernando Santos divulga, esta noite, pelas 20h30, o grupo dos escolhidos que vai representar Portugal no europeu de futebol que começa a 10 de junho, em França.

Não deverá haver muitas surpresas relativamente à lista de eleitos de Fernando Santos se tomarmos em linha de conta os jogadores chamados ao longo da campanha de apuramento.

A convocatória deverá integrar três guarda-redes, quatro defesas laterais, quatro centrais, sete médios, quatro extremos e um ponta-de-lança.

Entre os guarda-redes, Rui Patrício será o titular. A Anthony Lopes caberá o lugar de suplente e Eduardo ficará como terceira opção para a baliza.

Na defesa, Cedric e Vieirinha deverão ser os eleitos para o lado direito. Eliseu será o titular e Raphael Guerreiro a segunda opção para a lateral esquerda. Dotado de experiência estará o centro defensivo com Ricardo Carvalho, Pepe, Bruno Alves e José Fonte.

No meio-campo, William Carvalho, Danilo Pereira, João Moutinho, Adrien, João Mário e André Gomes deverão ser as opções de Fernando Santos.

Na frente, a lista de extremos integrará Cristiano Ronaldo, Nani, Rafa e Quaresma. Éder será o único ponta-de-lança de raiz.

A soma destes jogadores dá 22 e a maior dúvida para esta convocatória reside no meio-campo. Bernardo Silva está lesionado e caso a lesão do médio seja impeditiva, será provável que Renato Sanches, ou mesmo Pizzi, avancem para os convocados de Fernando Santos.

O médio do Benfica esteve em grande destaque durante a época e a sua convocatória não seria surpreendente. Por outro lado, Pizzi foi uma das peças fundamentais no equilibrio tático do Benfica, esta época, e, com características semelhantes às de Bernardo Silva, também poderá ser opção.

Danny e Fábio Coentrão são ausências confirmadas. Os dois jogadores estariam certamente nas opções de Fernando Santos para o ataque ao Euro mas, devido a lesão, veem-se impossibilitados de dar o seu contributo à equipa. Tiago, que enfrentou uma longa paragem (seis meses) durante a época devido a lesão e apenas regressou à competição no passado fim de semana, também não deverá fazer parte dos planos do treinador.

Além da convocatória dos 23, é esperado que, esta noite, em Oeiras, na Cidade do Futebol, Fernando Santos divulgue uma lista de reservas, caso algum dos jogadores chamados sofra uma lesão ou algum problema físico antes da partida para França.

 

Artigo editado por Filipa Silva