O Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública (PSP) assegura que tudo vai ser feito para “garantir as condições de segurança” do Rally de Portugal que, esta sexta-feira, passa pelo centro da cidade do Porto.

A operação de segurança começa às 21 horas desta quinta-feira e prolonga-se até as 15 horas de sábado, dia 21.

O comissário Marco Almeida explicou ao JPN que a operação engloba “todas as valências policiais do Comando Metropolitano do Porto”, contudo o número de agentes envolvidos não foi revelado.

Os transportes públicos vão desempenhar um papel fundamental na criação de alternativas de circulação, garantindo as condições de acessibilidade quer das pessoas que vão afluir ao evento, quer dos demais cidadão que se deslocam no Porto.

Condicionamentos na circulação

Segundo o sub-comissário Jacinto Ferreira, quanto aos transportes públicos, “não vai haver qualquer restrição” na circulação com exceção para pontos que se incluam no circuito da Porto Street Stage. No caso metro do Porto, a estação dos Aliados, na linha amarela, vai estar fechada. A Avenida dos Aliados ou a Praça da Liberdade estarão, por isso interditas à passagem de veículos, mas não de peões.

Os autocarros e taxistas vão poder aceder à Rua Alexandre Herculano e as demais empresas de transporte também vão continuar a aceder aos locais habituais, à exceção da zona dos Aliados.

Estão previstos condicionamentos em grandes artérias como a Rua de Camões, a Avenida Rodrigues de Freitas, a Rua do Infante e mesmo a Rua D. Manuel II. É, por isso, de evitar o centro da cidade.

Em alternativa à Rua de Camões, a Rua da Constituição apresenta-se como uma boa opção para quem quer aceder à Antero de Quental, à Rua da Boavista ou à Avenida da Boavista, visto que essa zona poente não vai ter condicionamentos de trânsito.

O sub-comissário da PSP informou ainda que vão estar “elementos em pontos estratégicos com o objetivo de regularizar o trânsito, para minimizar as suas consequências”.

Evitar viaturas particulares é o principal aviso

A PSP aconselha o uso dos transportes públicos, evitando ao máximo a utilização de viaturas particulares, e que a população adote medidas de autoproteção, como não transportar grandes quantidades de dinheiro e objetos de valor ou incitar a medidas que coloquem em perigo os objetos pessoais ou a integridade física das pessoas.

Especificamente para quem vai assistir à prova, é aconselhável que as pessoas se desloquem atempadamente para o centro da cidade do Porto e que utilizem locais que ofereçam condições de segurança para assistir à prova.

Artigo editado por Filipa Silva