Mais do que “premiar as melhores ideias”, o concurso visa “capacitar os projetos que passam pela instituição [da Universidade do Porto]”. O coordenador do iUP25K, Filipe Castro explica ao JPN que a iniciativa pretende também dar a conhecer métodos para o desenvolvimento de uma empresa.

Das 24 ideias pré-selecionadas, concorrem agora dez projetos ao apuramento final, com data marcada para o dia 24 de maio. Depois deste fase final, segue-se o anúncio das três melhores ideias de negócio, no dia 4 de junho. A sétima edição do concurso iUP25K vai atribuir 15 mil euros ao primeiro lugar, cinco mil euros ao segundo e cinco mil euros ao terceiro projeto.

Além do valor monetário, os três projetos vencedores recebem também um serviço de incubação com apoio do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), entre outros prémios.

Entre os dez projetos finalistas deste concurso de ideias de negócio da UP,  está o “Limpa-m’isto“, que pretende ajudar os estudantes universitários a administrar o tempo e a economizar nos gastos.

Na área tecnológica encontra-se o “Audio GPS”, que permite uma localização global para smartphones em espaços interiores utilizando sistemas sonoros. Já o “CEM Construction Eco Map” é uma plataforma online que coloca à venda os resíduos de construção e demolição gerados e tratados numa determinada obra ao invés de serem reencaminhados para o aterro.

Na mesma área insere-se o “Neuro-Landscape”, uma tecnologia que alia arquitetura paisagística, neurociência e inteligência artificial para ajudar na escolha de um design mais saudável para os espaços públicos e estabelecimentos de saúde. O objetivo é melhorar a saúde mental e o bem-estar.

A plataforma online “SciBay” visa facilitar a compra e venda ou troca de material de laboratório, nomeadamente reagentes e equipamento entre diferentes grupos de investigação ou institutos.

Aos dez finalistas junta-se também o “HotBox” com o objetivo de poupar o ambiente através da recuperação de energia dos gases de escape de um motor de combustão interna. O “Retrivr” é uma aplicação para “smartwatch que promete redefinir os cartões de negócio, substituindo os cartões de papel. Concorre também ao primeiro lugar o projeto “Tage by oko” uma plataforma inteligente de requisição de serviços.

O “Travel Cache” um serviço que ajuda aos viajantes a encontrar os seus itens no local de destino, sem a necessidade de viajar com as “incómodas” bagagens. Por fim, o “WEStoreonTEX” destina-se à produção de vestuário que armazena energia para alimentação de dispositivos portáteis e/ou sensores de monitorização utilizados em desporto, saúde e bem-estar.

A iniciativa iUP25K é promovida pela Universidade do Porto Inovação e pelo Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto (CedUP). O concurso teve início em 2010 e já colocou no mercado de trabalho empresas como a Sphere Ultrafast Photonics (1º lugar em 2013), AdapTech (2º lugar em 2013), Taggeo (3º lugar em 2013), Street4All (prémio do público em 2013), Wetruck (1º lugar em 2014) e FaceDecoe – We make faces (1º lugar em 2015).

À semelhança das edições anteriores vai haver um prémio especial para a melhor ideia na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e pela primeira vez uma distinção para a melhor ideia na área da energia.

A sétima edição do iUP25k tem o patrocínio oficial do Santander Totta e conta com a parceria da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), da Câmara Municipal do Porto (CMP), do UPTEC, da Microsoft, da Porto Business School (PBS), entre outras.

Artigo editado por Sara Gerivaz