A equipa feminina de futebol de 7 da Universidade do Porto sagrou-se, esta quinta-feira, campeã nacional universitária pela quinta vez consecutiva. O jogo da final foi contra a equipa da Associação Académica da Universidade de Aveiro. As portuenses ganharam 5-2. Em seis edições da competição, só a primeira escapou à UP.

Mas afinal qual é a receita para o sucesso? “A receita do sucesso é trabalhar. A partir do primeiro ano do campeonato em que não ganhamos, criamos métodos de trabalho e a universidade também nos proporcionou as condições”, conta ao JPN Sofia Rios, capitã da equipa.

Quem sai vencedor da final do campeonato feminino universitário tem acesso ao campeonato europeu. Mas isto já não é novidade para as atletas da Universidade do Porto: já têm um título europeu ganho no ano passado. “Para nós, ganhar o europeu foi um sonho realizado”, afirma Sofia Rios.

A aluna da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) garantiu que desde que foram “pela primeira vez ao campeonato europeu, a vontade de ganhar aumenta sempre”. Agora o desafio está em trazer o título europeu de volta a Portugal. Para isto, as expectativas deste grupo de estudantes são claras: “Queremos muito ganhar para orgulharmos o nosso país e a nossa cidade”, diz a capitã.

UP arrecada segundo lugar no masculino

O Campeonato Nacional Universitário de Futebol de 7 decorreu, este ano, em Faro, no Algarve. No quadro masculino, a equipa da UP também saiu com razões para sorrir. Foi segunda depois de ter perdido na final por 1-0 diante da equipa do Instituto Politécnico da Guarda, agora detentora do título.

A prova foi organizada pela Associação Académica da universidade do Algarve e pela Federação Académica de Desporto Universitário. O campeonato europeu realiza-se em Zagreb, de 11 a 19 de julho.

Artigo editado por Filipa Silva