A Academia de Política Apartidária organiza um debate voltado para a educação cívica no dia 23 de maio, às 18h30, no Café Vitória, no Porto.

Para assinalar o Dia Mundial da Cidadania, celebrado na última quarta-feira, o “Política e um Café”, atividade da Academia Política Apartidária (APA), vai estar centrado num debate que pretende “explorar” as temáticas da educação, cidadania e associativismo jovem, na próxima segunda-feira.

Mateus Araújo Pires, presidente da Academia de Política Apartidária, conta que o evento tenciona proporcionar aos estudantes da Universidade do Porto (UP) “contextos de diálogo”, em contacto com a comunidade envolvente.

O evento pretende obter respostas a perguntas como: Poderá a formação cívica nas escolas ser uma ferramenta de alcance na educação? Ou ainda, o associativismo jovem poderá ser um indicador de interesse cívico?

Saber de que forma a “formação cívica nas escolas” e o associativismo contribuem para a educação dos jovens é “o objetivo do debate”, explica o presidente da APA.

O “Política e um Café” conta com a presença de Luís Rebelo, ex-presidente da Federação Académica do Porto (FAP) e Luís Monteiro, deputado do Bloco de Esquerda e membro da Comissão da Educação e Ciência da Assembleia da República.

Sobre a Academia de Política Apartidária

A Academia de Política Apartidária (APA) é uma organização sem fins lucrativos, que surge em 2010 e é composta por estudantes de diversas faculdades da Universidade do Porto.

A APA tem como objetivo criar interesse nos jovens sobre a vida política. Apresenta-se como uma escola que, de forma apartidária, promove uma formação política da comunidade académica da UP.

Para cumprir os propósitos, a APA organiza vários debates, formações e conferências.