O português foi considerado o melhor jogador de futsal do mundo pela terceira vez. Já havia vencido o prémio em 2010 e 2014.

Ricardinho é o melhor jogador de futsal do mundo de 2015. O jogador português do Inter Movistar conquistou o prémio pela terceira vez na carreira. Galardoado, esta sexta-feira, pelo site Futsal Planet, Ricardinho teve 768 votos e superou a concorrência do espanhol Miguelín (544) que alinha pelo ElPozo Murcia e do brasileiro Fabricio Gadeia (196), que está ao serviço do Intelli/Orlândia.

Ricardinho já reagiu ao prémio no seu Facebook oficial. O jogador de 30 anos diz-se “um homem muito feliz” que se sente “nas nuvens, como um menino que acaba de marcar o seu primeiro golo”. Agradece ao Inter Movistar, à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), família, amigos e colegas de equipa. Deu ainda os parabéns à sua própria formação por tenho ganho o troféu de melhor equipa do mundo e ao seu treinador por também ter sido eleito.

Foi em 2010 que Ricardinho conquistou, pela primeira vez, o prémio que distingue o melhor jogador do mundo da modalidade. À data, ao serviço do Benfica, que foi considerada a melhor equipa do mundo naquele ano, Ricardinho venceu o seu primeiro título europeu ao derrotar os espanhóis do Boomerang Interviú, atual Inter Movistar, por 3-2, na final da UEFA Futsal Cup.

O segundo título individual foi conseguido em 2014, já a jogar pela equipa madrilena. Neste ano, Ricardinho levou a melhor sobre o brasileiro Falcão e o italo-brasileiro Gabriel Lima. Depois de uma época de sonho, na qual se sagrou campeão de Espanha e venceu a Taça, o número 10 foi ainda considerado, o melhor jogador da liga espanhola.

Natural de Gondomar, Ricardinho começou a jogar futsal no Gramidense, clube do qual se transferiu para passar a representar o Miramar, ao nível profissional. Desde cedo começou a dar nas vistas. De finta rápida e curta, e de uma imprevisibilidade fora do comum, foi com naturalidade que em 2003 deu o salto para o Benfica. Na Luz passou oito anos, com um interregno de duas temporadas. E foi pelas águias que “o mágico” conquistou tudo o que havia para conquistar, destacando-se, claro está, o título de campeão europeu da UEFA Futsal Cup em pleno Pavilhão Atlântico, curiosamente e como já referido, frente ao atual clube.

Depois do Benfica, Ricardinho rumou ao Japão. Treinado novamente por Adil Amarante, que já o tinha orientado no Benfica, as passagens pelo continente asiático, para representar o Nagoya Oceans e pela Rússia foram menos bem-sucedidas, principalmente no CSKA Moscovo, mas no final da temporada a grande porta do futsal espanhol abriu-se finalmente para Ricardinho. E foi na melhor liga do Mundo que o melhor do planeta voltou a dar cartas. Com a sua chegada, o Inter Movistaar agigantou-se e interrompeu o domínio quase natural do Barcelona. Ao vencer a dobradinha, o atleta luso deixou os espanhóis maravilhados com a sua magia.

Esta época, Ricardinho leva já 22 golos marcados em 21 jogos. O Inter Movistar está, actualmente, nos quartos-de-final do playoff da liga espanhola de futsal.

Pela selecção nacional, Ricardinho estreou-se em competições internacionais no Europeu de 2007, onde no primeiro jogo apontou quatro golos. No último, que teve lugar na Sérvia, Ricardinho foi um dos melhores marcadores com seis golos e foi eleito pela UEFA para o plantel do Euro. Portugal foi eliminado pela Espanha (6-2) nos quartos-de-final mas na fase de grupos, frente ao país anfitrião do torneio, Ricardinho apontou um golo que irá, certamente, ficar na história do futsal. O jogador tem 122 internacionalizações e 105 golos marcados pela selecção das quinas.

Esta sexta-feira foram também conhecidos os grupos do Mundial de Futsal que se irá realizar na Colômbia. Portugal está no grupo A juntamente com as selecções da Colômbia, Uzbequistão e Panamá. O torneio terá lugar entre os dias 10 de setembro e 1 de outubro, em Bucaramanga, Cali e Medellín.

 

Artigo editado por Filipa Silva