Começa no próximo dia 30 de maio a primeira Feira Virtual do Emprego da UP, realizada em parceria com a UTAD e com a Universidade de Vigo. Os alunos podem contactar com as empresas através de uma plataforma online.

As Universidades do Porto (UP), de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e de Vigo vão organizar, de 30 de maio a 3 de junho, a primeira edição da Feira Virtual do Emprego. A iniciativa apoia os estudantes na área da empregabilidade e conta com a colaboração do EIFP/EURES Portugal e do EURES Transfronteiriço Galiza Norte de Portugal. Este projeto inovador vem no seguimento do protocolo de cooperação assinado pelas universidades a 28 de abril deste ano.

Já a 22 de fevereiro, a UP tinha assinado outro protocolo com 16 municípios da região Norte e Centro para promover a empregabilidade dos diplomados. A parceria já não é nova, principalmente com a UTAD, instituição com a qual a UP colabora diversas vezes, até porque ambas fazem parte do Consórcio das Universidades do Norte, o UNorte.pt.

O JPN falou com Albino Oliveira, responsável pelo gabinete de empregabilidade da UP que está a organizar o evento, e concluiu que a ideia é semelhante à das feiras de emprego presenciais, mas com a particularidade de poder ser usufruída ao mesmo tempo por alunos que se encontrem em diferentes locais.

“A ideia subjacente aqui é chegar de uma forma mais rápida a todos os estudantes e diplomados. Visto que hoje em dia todos estão ligados pela Internet, esta é uma forma mais fácil de eles conseguirem aderir, participar mais massivamente, espero eu. Talvez possa também haver aqui o ‘fator de novidade’ e desconhecimento que possa levar alguns participantes a explorar o projeto”, prevê Albino Oliveira.

O responsável pelo gabinete de empregabilidade da UP afirma que os benefícios não são exclusivos dos alunos, pois “as empresas também ganham ao terem, num só local, neste caso virtual, a possibilidade de chegar a muitos mais alunos”.

E apesar de ser virtual, esta feira do emprego permite interação entre a empresa empregadora e os estudantes, através de calendários que se encontram na plataforma online com a disponibilidade das entidades, e a possibilidade de entrar em contacto com elas por chat, escrito, com vídeo ou com áudio.

Os estudantes vão ter, por isso, a sala 105 do edifício da Reitoria da UP à sua disposição, com todo o material necessário disponível, à exceção dos auscultadores e dos microfones.

Dia 30 e 31 de maio os estudantes podem assistir, online ou presencialmente nas instalações da Reitoria, a workshops e sessões de informação sobre empreendedorismo, oportunidades de emprego, “soft skills”, estágios, desenvolvimento pessoal e investigação ao nível nacional e europeu. As empresas empregadoras vão também realizar apresentações sobre os recrutamentos.

A parceria entre a UP, a UTAD e a U.Vigo vai também contar, futuramente, com duas edições presenciais, que se realizam dia 2 e 3 de novembro no Porto e dia 8 e 9 do mesmo mês em Vigo.

A participação na Feira Virtual do Emprego é de livre acesso, e as inscrições podem ser feitas aqui.