Na quinta-feira, às 17h00, o Palácio do Bolhão abre portas ao Brasil. O “Ato pela Democracia” já esteve em Lisboa para conversar e debater a atual situação política do Brasil.

O ator Gregório Duvivier, a bloquista Catarina Martins e a “rapper” Capicua vão estar esta quinta-feira no Palácio do Bolhão, no Porto, a partir das 17hoo, para participar no “Ato pela Democracia”. O evento, que tem por objetivo debater a atual situação política no Brasil, é promovido pelo movimento “Portugal pela Democracia”, que reuniu pela primeira vez no Tivoli, em Lisboa, na passada sexta-feira.

O país que fica para lá do Oceano Atlântico atravessa uma fase de instabilidade política: Dilma Rousseff foi suspensa do cargo de presidente para dar a Michel Temer, num processo por muitos considerado como ilegítimo.

Em Lisboa, foi elaborada uma declaração assinada pelos presentes. Os subscritores da declaração são mais 30. O humorista Ricardo Araújo Pereira, o escritor Gonçalo M. Tavares, ou a jornalista Pilar Del Río são alguns exemplos de quem subscreve o documento. “Somos cidadãs e cidadãos que, deste lado do Atlântico, se recusam a ignorar e denunciam o golpe que está em curso”, defendem.

Na declaração, reforçam: “Somos negros e mulheres, jovens e velhas, artistas, gays e de muitas cores. Somos tudo o que o novo Governo de Michel Temer não é, somos democratas que se recusam a aceitar um Governo ilegítimo e a sua agenda não sufragada”.

A sessão de quinta-feira é aberta ao público em geral. Além do ator da Porta dos Fundos, da líder do Bloco de Esquerda e de Capicua, vão passar pelo Palácio do Bolhão outros nomes. Miguel Guedes, vocalista dos Blind Zero, o músico Rui David, Jorge Louraço, o diretor artístico do FITEI Gonçalo Amorim, o ator Mário Moutinho, o bloquista José Soeiro e o socialista Pedro Bacelar Vasconcelos são também convidados do “Ato pela Democracia”.

 

Artigo editado por Filipa Silva