Esta quarta-feira, pelas 19h00, o recém-inaugurado Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto, recebe um debate sobre “Drogas e a Criatividade” que conta com a presença do físico Alexandre Quintanilha.

O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), no Porto, foi recentemente inaugurado e recebe esta quarta-feira um debate sobre “Drogas e a Criatividade”, que vai ser moderado pelo físico Alexandre Quintanilha.

O debate é o primeiro evento do encerramento do projeto europeu Neuro-Enhancement: Responsible Research and Innovation (NERRI).

A arte e a ciência unem-se neste debate para levar o espectador a refletir sobre como o uso de substâncias pode funcionar enquanto potenciador da criatividade. No centro da discussão vai estar a obra “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carrol, mas há outras referências literárias em cima da mesa. As primeiras experiências com drogas como LSD, por exemplo, vão ser abordadas pela neurocientista Teresa Summavielle. E o universo de Aldous Huxley, autor do “Admirável Mundo Novo”, também vai a jogo pela mão de Jonathan Lewis.

O debate quer quebrar barreiras. Para isso, espalha-se pelas instalações do I3S e não se confina apenas a um auditório.

A seguir ao debate, que se inicia às 19h00 e está previsto findar pelas 20h00, uma exposição que junta a arte e a ciência intitulada “Enhancement: MAKING SENSE” é apresentada pela curadora Maria Manuela Lopes. A exposição, à semelhança do debate, faz também parte do primeiro evento de encerramento do NERRI.

A exposição vai estar patente até ao final do mês de julho.

O NERRI é coordenado pela Ciência Viva e promove o diálogo sobre as implicações a vários níveis – sociais, éticos e de governação – no melhoramento cognitivo. O projeto europeu pretende também definir uma agenda ao nível europeu de investigação responsável, no que toca às drogas.

No projeto estão integrados 11 países da União Europeia e a equipa do NERRI integra especialistas em diversas áreas, destacando-se as ciências neuro-cognitivas ou as ciências sociais.

O evento é aberto ao público.