A Câmara Municipal de Gondomar aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a oferta de manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do concelho.

A medida foi anunciada num comunicado que dá conta de que no próximo ano letivo a Câmara Municipal de Gondomar (CMG) vai comprar todos os manuais escolares de 1º ciclo e distribuí-los pelas escolas públicas do concelho.

Ao JPN, o assessor da CMG, Paulo Silva, garante que todos os alunos vão ser abrangidos por esta medida, tanto os que têm acesso a Ação Social Escolar (ASE), como os restantes. “É uma medida que decorre paralelamente e que nada tem que ver com a ASE”, diz.

Ainda de acordo com Paulo Silva, a autarquia gondomarense prevê que a medida tenha um custo de “200 mil euros” que beneficiará “5.035 crianças”.

Os pais estão livres de qualquer encargo, “as escolas indicam à câmara quais os livros escolhidos e a câmara compra-os”, acrescenta o assessor. No início das aulas os alunos vão ter já os livros à sua espera.

No início de março, o Ministério da Educação tinha já garantido que os alunos do 1º ano vão ter os manuais oferecidos, acolhendo uma iniciativa do Partido Comunista Português, e na qual está previsto um custo de três milhões de euros para o estado. A CMG, com esta medida, vai mais longe e estende a gratuitidade até ao 4º ano.

Artigo editado por Filipa Silva