Ana Sofia Martins e Ricardo Araújo Pereira vão apresentar a Gala Resgata Sorrisos que se realiza este sábado, na Alfândega do Porto. Garantir a educação de 93 crianças resgatadas da escravatura no Gana é o mote.

Garantir a educação das 93 crianças resgatadas de uma situação de escravatura no Lago Volta, no Gana, é o mote para a angariação de fundos da Gala Resgata Sorrisos que se realiza este sábado na Alfândega do Porto. O evento tem início marcado para as 19h30.

A apresentação está a cargo de Ana Sofia Martins e Ricardo Araújo Pereira e conta com as atuações de Mariza, Anjos e Paula Teixeira, Kika, Rita Spider, Momentum Crew e o grupo de danças africanas Sanfoka.

A gala, promovida pela Associação Filhos do Coração, vai ter direito a um cocktail de boas-vindas acompanhado por uma atuação do artista plástico Diogo Navarro, uma exposição de obras de arte produzidas no Gana, um jantar de gala, um leilão solidário e, por fim, um espetáculo musical.

A angariação de fundos assume várias facetas. Começa logo na mesa para participar na gala. Um lugar individual custa 100 euros e a título empresarial o preço já sobe para os 200. Cada mesa tem a particularidade de ter o nome de uma criança resgatada, assim como a sua história e gostos para que os participantes fiquem a conhecer melhor quem estão a ajudar.

A segunda via para angariar fundos passa pela forma de donativos, através de uma transferência bancária feita para a conta da Associação Filhos do Coração cujo IBAN é PT 50 0032 0192 0020 4260 072 94.

Por fim, a terceira maneira de contribuir para a causa é participando no leilão de arte que vai decorrer no site da associação. O leilão está aberto não só aos participantes da gala mas também ao restante público durante a semana seguinte.

O leilão será composto por 14 quadros: três de Diogo Navarro inspirados na sua missão ao centro de acolhimento de Kumassi, cinco quadros pintados pelas crianças em conjunto com Diogo Navarro e seis quadros pintados pelas crianças e Pedro Calapez, Albuquerque Mendes, Filipa Sáragga, João Murillo, Manuela Xavier e o ator Ricardo Carriço.

Na gala estará, ainda, disponível para venda o livro “Resgate” escrito por Ana Borges e Rita Palma Borges, que relata a segunda visita de Alexandra ao Gana, em 2009, na qual conseguiu resgatar mais 10 crianças. Velas, vinhos e jóias fazem parte dos produtos que podem ser comprados e cujos lucros revertem, parcial ou totalmente, para a associação.

A Gala Resgate Sorrisos conta com o apoio da Alfândega do Porto, e de mais de uma dezena de entidades da cidade do Porto, de diversos setores.

 

Artigo editado por Filipa Silva