Este fim de semana, o Banco Alimentar Contra A Fome reuniu 1.921 toneladas de alimentos, ligeiramente abaixo do conseguido há um ano. A ação contou com mais de 40 mil voluntários em 21 locais do país.

A campanha dos dias 28 e 29 de maio do Banco Alimentar Contra a Fome, que aconteceu um pouco por todo o país, reuniu 1.921 toneladas de alimentos. Face ao mesmo período do ano passado, esta campanha teve uma diminuição na adesão: “Aquilo que registamos foi uma diminuição de 8% em relação a maio de 2015, o que em nosso entender é explicado pelo fim de semana de ponte em que as famílias aproveitam para fazer outras atividades”, refere Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar, ao JPN. Ainda assim, a responsável afirma que são as famílias quem mais ajuda na hora de entregar alimentos.

A campanha contou com cerca de 43 mil voluntários que foram distribuídos por 21 bancos alimentares e dezenas de superfícies comerciais. Os géneros recolhidos vão ser distribuídos por 2.600 instituições de solidariedade social que tratarão de os entregar a cerca de 436 mil pessoas.

Isabel Jonet afirmou, ainda, que os bens já começaram a ser distribuídos: “Os bens alimentares são entregues sempre através de instituições. Começaram a ser entregues hoje de manhã alimentos frescos, como legumes e frutas”. A entrega dos alimentos das instituições para os utentes pode ser feita por sacos com géneros ou então em forma de refeições já confecionadas.

“As pessoas doam sobretudo alimentos que pedimos no saco, como o leite, o arroz e as massas. Mas depois também dão tudo aquilo que têm vontade e que compram para as suas casas”, esclarece Isabel Jonet.

As cidades onde se verificam maior número de recolhas são as duas maiores do país: Lisboa e Porto. A próxima recolha de bens alimentares realiza-se nos dias 3 e 4 de dezembro.

Campanha “Ajuda Vale”

Este fim de semana marcou, também, o início da campanha “Ajuda Vale” que pretende simplificar a recolha de alimentos de uma forma mais flexível e adaptada a lojas de menor dimensão, que por isso não têm voluntários para a recolha de bens alimentares.

Quem quiser doar desta forma tem que entregar o cupão “Ajuda Vale” na caixa registadora na hora do pagamento. O transporte dos alimentos até aos Bancos Alimentares fica a cargo da cadeia de distribuição aderente, o que diminui o peso logístico do Banco Alimentar.

Esta iniciativa prolonga-se até domingo em todas lojas das cadeias Continente, Dia/Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Makro e Pingo Doce, assim como nos postos da GALP e BP.

A ajuda também se faz online

Também até dia 5 é possível ajudar sem ser preciso sair de casa. Há a possibilidade de contribuir online, no site www.alimentestaideia.net, uma plataforma criada para a recolha de bens alimentares.

Neste caso, o pagamento é feito por Multibanco ou Visa.

Estes dois modelos de ajuda ainda têm um grande “caminho a fazer”, segundo Isabel Jonet.