O Dia das Crianças vai ser celebrado em grande na Lello, com o lançamento do primeiro livro próprio da livraria. A Lello vai oferecer 4 mil exemplares a escolas do ensino básico e primeiro ciclo.

“A 1 de junho somos todos crianças”. Este é o mote que a livraria mais conhecida do Porto usa para publicitar as comemorações do Dia Mundial da Criança marcadas este ano pelo lançamento do primeiro livro da autoria da Lello.

“Na livraria mais bonita do mundo” vai estar à venda em exclusivo no estabelecimento, em quatro línguas diferentes, português, inglês, francês e espanhol. A par deste lançamento vai também ser apresentada uma curta metragem de animação, criada a partir da mesma obra e dirigida às crianças de todo o mundo.

O JPN falou com Mariana Peres, diretora de Comunicação e Marketing da livraria, que afirmou que a Lello quer que este livro “fomente a leitura infantil e mostre às crianças a partir dos quatro, cinco anos – o livro também tem muitas ilustrações – o quão mágico pode ser começar a ler. Este livro é a nossa prenda para todas as crianças neste dia tão especial para elas”.

“A história é a de um menino que procura um sítio muito especial para guardar o seu livro e entra na livraria, que é um lugar cheio de magia”, contou Mariana Peres. “Os livros estão escritos em diferentes línguas porque a Lello é um ponto da cidade, e até mesmo do país, tão turístico que nós gostamos de nos ver a nós próprios como potenciais embaixadores da cultura portuguesa, cultura essa que queremos partilhar com outras nações dando a conhecer o nosso trabalho”, disse a diretora de Comunicação e Marketing do espaço.

Quanto à possibilidade de a Livraria Lello apresentar futuramente novas obras, Mariana Peres desvendou que “o lançamento deste livro é o primeiro passo para um possível futuro educativo”. Aliás, refere, “no próprio Dia Mundial da Criança vai ser anunciado um protocolo com a Rede de Bibliotecas Escolares e com a Direção Geral da Educação, onde vamos oferecer 4 mil exemplares do nosso livro a todas as escolas de ensino básico e primeiro ciclo, de forma a fomentar e incentivar a leitura, tornar cada vez mais o livro um objeto olhado com carinho, e depois provavelmente teremos novos desenvolvimentos nesta parceria”.

A livraria tem a manhã desta quarta-feira reservada para as crianças, estando aberta apenas para as receber a elas e aos adultos que as acompanhem. À tarde volta a funcionar normalmente, mas com os menores de 18 anos a poderem entrar sem pagar.