A cidade do Porto abre portas à festa de Serralves: do Terreiro da Sé à Avenida dos Aliados, passando pela Praça General Humberto Delgado, a Invicta recebe já na quinta-feira três eventos de entrada gratuita para aquecer o espírito para as 40 horas “nonstop” de atividades nos jardins de Serralves.

O “warm up” começa na quinta-feira, às 10h00. A Avenida dos Aliados vai receber um artista com mais de 30 anos de carreira: Alex Mendizabal vai utilizar balões como instrumento de sopro. O artista, que se tem vindo a afastar dos modos mais tradicionais de fazer música com o passar dos anos, convida o público a movimentar-se pelo espaço com o objetivo de criar sons devido à qualidade acústica do mesmo. Este espetáculo está também disponível na sexta-feira das 10h00, às 22h00.

O ambiente continua a aquecer com o espetáculo “Strata.2”. No Terreiro da Sé vai ser montada uma escultura em sintonia com o ambiente envolvente que vai permitir ao espetador obter diferentes perspetivas das acrobacias efetuadas na mesma. A música não vai ser esquecida: Gilles Sivilotto é o autor da partitura sonora que vai ser tocada. A atuação vai estar na Sé do Porto quinta e sexta-feira entre as 19h30 e as 20h00.

Para terminar o aquecimento e dar as boas vindas à 13ª edição do “Serralves em Festa”, Jon Rose traz até aos espetadores “Wreck”. A combinar com o nome, o evento baseia-se num carro de sucata que é transformado num espetáculo de multimédia único. O autor venceu o Prémio Don Banks em 2012 e traz consigo artistas sonoros habituados a sair da caixa. Jorge Queijo, Luís Bittencourt, Henrique Fernandes e José Alberto Gomes são os artistas que vão acompanhar Rose neste projeto. O espetáculo gira à volta da amplificação dos sons das várias superfícies do carro e vai estar na Praça General Humberto Delgado, às 22h00, de sexta-feira.

As iniciativas que antecedem a 13ª edição do “Serralves em Festa” vão ser realizadas durante os dias 2 e 3 de junho, com a parceira da PortoLazer. As 40 horas sem pausas já tradicionais são parte integrante da programação das Festas de São João.

Artigo editado por Sara Gerivaz