Portugal viu um central expulso aos 36 minutos. A Inglaterra viu um central marcar aos 86. À sétima tentativa, Portugal não derrotou a equipa britânica.

Ainda não foi desta que Portugal bateu a Inglaterra. Em Wembley, a equipa comandada por Fernando Santos acabou derrotada, esta quinta-feira, por um golo marcado pelo central inglês Chris Smalling. Marcou de cabeça dando a melhor resposta a um cruzamento de Sturridge aos 86 minutos.

A equipa inglesa entrou no jogo muito pressionante. Portugal, confessou-o Fernando Santos no final do jogo, saiu-se melhor no capítulo defensivo, desde o começo da partida. Sem Cristiano Ronaldo, Portugal esperava lucrar pela criatividade dos seus médios, na tentativa de explorar as alas com os dois jogadores mais ofensivos – e rápidos – do onze inicial, Nani e Rafa.

Mas construir jogo foi tarefa que se vislumbrou difícil – senão impossível – esta quinta-feira, com as duas equipas a evitarem males maiores para os seus guarda-redes. O trabalho foi pouco para Patrício e nenhum para Joe Hart.

Da primeira parte, que conseguiu ser, ainda assim, a melhor do jogo, a grande nota vai para a expulsão de Bruno Alves aos 36 minutos que condicionou o jogo português daí em diante. O central português entrou com o pé à altura da cabeça de Harry Kane, na zona do meio-campo. O árbitro não teve dúvidas e mostrou cartão vermelho direto ao jogador do Fenerbahce.

Fernando Santos fez entrar de seguida José Fonte – Rafa foi para o banco – e Portugal viu-se relegado para a zona defensiva.

Na segunda metade, quem esperava ver uma Inglaterra mais dominadora, enganou-se. A pressão foi aliviada, mas Portugal continuava a não conseguir construir jogo. Já com André Gomes em campo, foi do jogador do Valência uma das melhores “quase” oportunidades da segunda parte. Um bom trabalho individual, valeu-lhe a entrada na área inglesa, mas a indecisão no momento do remate anulou o caminho para a baliza.

Daí em diante, o jogo foi morno, com mais mexidas no banco do que dentro das quatro linhas. Para Portugal, entrou primeiro Quaresma para o lugar de Nani. Sterling e Wilshere entraram para os britânicos pouco depois. Renato Sanches e William Carvalho também calçaram pelo lado luso e o jogo pareceu, por momento, menos concentrado e ainda dividido.

Aos 82 minutos, Ricardo Quaresma esteve perto de repetir a façanha conseguida diante da Noruega. Entrou pela esquerda na área inglesa e rematou para o ângulo mais distante. Saiu ao lado. Quatro minutos depois aparece o golo que dita a história de jogo. Na sequência de um livre marcado a meio do meio-campo português, Rui Patrício alivia. Mas a segunda bola chega aos pés de Sturridge que centra da esquerda do ataque inglês para Smalling cabecear com sucesso.

Portugal perde, assim, o segundo jogo de preparação para o Europeu – à sétima tentativa não bate a Inglaterra – depois da vitória de domingo por 3-0 sobre a Noruega. A equipa portuguesa tem mais um jogo de preparação marcado antes do Europeu de França. Joga frente à Estónia, no Estádio da Luz, na quarta-feira. Já Inglaterra fechou a agenda de amigáveis.

A equipa de Roy Hodgson estreia-se no Euro 2016 frente à Rússia, no dia 11. Já Portugal tem o primeiro encontro do Euro marcado para dia 14, diante da Islândia.

Ficha de jogo

Inglaterra
Onze inicial: Joe Hart; Walker, Smalling, Cahill, Rose; Dier, Dele Alli, Milner; Rooney, Vardy e Kane.
Suplentes utilizados: Sterling, Wilshere, Sturridge, Lallana, Henderson.
Treinador: Roy Hodgson

Portugal
Onze inicial: Rui Patrício; Vieirinha, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Eliseu; Danilo, Adrien, João Moutinho, João Mário; Rafa Silva, Nani;
Suplentes utilizados: José Fonte, André Gomes, Ricardo Quaresma, Renato Sanches, William Carvalho, Éder.
Treinador: Fernando Santos