O Startup Fest quer mostrar o que de mais empreendedor se faz na universidade. O JPN falou com Bernardo Pequito, presidente do CEdUP, que organiza o evento, em parceria com a UP.

O empreendedorismo “made in” Universidade do Porto vai ser celebrado este sábado na Praça Gomes Teixeira, em frente à reitoria. O primeiro Startup Fest, organizado pelo Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto (CEdUP) e pela Universidade do Porto (UP), pretende festejar os vários sucessos que têm sido atingidos pela comunidade empreendedora da UP.

“Este evento pretende distinguir e celebrar todos aqueles que trabalharam ao longo do ano e tudo o que têm alcançado”, sublinhou ao JPN Bernardo Pequito, presidente do CEdUP.

O momento alto do dia dá-se pelas 16h00 com o “Startup Showtime”, um espetáculo apresentado por Filomena Cautela, em que serão destacadas algumas figuras importantes do meio empreendedor. Presentes vão estar, entre outros, João Koehler, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Carlos Oliveira, presidente da Invest Braga e ex-secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação e Ana Lehmann, diretora da Invest Porto.

Para Bernardo Pequito, o objetivo desta atividade é realçar o sucesso das startup portuenses: “Nós queremos mostrar ao Porto e ao país aquilo que há de bem feito na nossa cidade”.

É precisamente no “Startup Showtime” que serão anunciados os três vencedores deste ano do iUP25k, um concurso de ideias de negócio promovido pela Universidade do Porto que premeia o nascimento de novas startups.

O Startup Fest é um convívio de “networking” no qual todos podem partilhar os seus testemunhos e contactos. O dia começa pelas 10h00 com workshops dinâmicos, focados na criatividade e na elaboração de planos de negócios. As formações são ao ar livre com o objetivo de captar a comunidade para a ideia do empreendedorismo.

Já às 14h00 há a “Startup Showcase”, uma mostra de startups bem sucedidas, com produtos e apresentações para o público. Casos de sucesso gerados no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) vão dar o seu testemunho sobre os altos e baixos que enfrentaram na construção das suas empresas. Neste sentido, a Uniplaces, uma plataforma online para alojamento de estudantes universitários e a Iguaneye, uma startup com um novo conceito de calçado que exporta para todo o mundo, vão falar das suas experiências.

Em frente à reitoria são esperados milhares de estudantes, investigadores, empresários e investidores. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site do festival.