A Productized está a organizar um evento, que começa este fim de semana, em Lisboa, para avaliar que protótipos se podem transformar em produtos reais. Os vencedores são conhecidos em julho.

“Podes estar sentado numa mina de ouro e não sabes”. É este o mote da Productized, uma associação que quer transformar protótipos desenvolvidos em universidades em produtos reais, com o objetivo de serem, eventualmente, industrializados.

Esta associação foca-se em trabalhos académicos e pesquisas e na possibilidade de os tirar dos laboratórios e salas de aula. Ao contrário do que acontece com o desenvolvimento de software, o hardware tem poucos apoios e foi isto que levou André Marquet a fundar a Productized, há dois anos.

Nasceu dentro da Beta-i, uma agência de apoio ao empreendedorismo sediada em Lisboa. É isso que Ricardo Silva, Business Developer da Productized explicou ao JPN: “Nasceu como uma spin-off da Beta-i e pela falta de um motor, em Portugal, para pessoas e empresas que trabalhassem em produtos físicos”.

Além da empresa, criaram o Productize.it, um evento que começa já esta sexta-feira, em Lisboa, e pretende selecionar os melhores projetos que possam transformar-se em produtos reais. As ideias mais relevantes serão premiadas na semana de 16 a 23 de julho, com valores de 5 mil, 2 mil e mil euros.

Após as inscrições abertas, no site, para que qualquer projeto fosse submetido, chega agora a altura de colocar mãos à obra. Neste fim de semana, num evento de 54 horas muito intensas, a Productized e um grupo de mentores vão ajudar entre dez e 15 equipas de trabalho a debruçarem-se sobre os seus projetos. O objetivo é trabalharem na exequibilidade do negócio e definirem uma estratégia de mercado.

O evento conta com uma apresentação a um júri, composto por especialistas da indústria portuguesa. É este júri que vai decidir as equipas – cerca de sete – com o melhor trabalho para avançarem para a próxima fase, durante a semana de 16 a 23 de julho.

É nesta semana que os protótipos se tornam versões iniciais funcionais do produto real. As equipas têm, então, que apresentar o seu plano de negócios e o produto, novamente, e só depois serão definidos os vencedores do Productize.it.

A Productized conta apenas com o financiamento que advém de patrocínios e venda de bilhetes para os eventos que organizam, uma vez que não lucram com a produção dos protótipos selecionados.

 

Artigo editado por Filipa Silva