A vereadora da Mobilidade da Câmara do Porto revelou que as ruas da Constituição e Diogo Botelho vão estar servidas com novas faixas para transportes públicos e motociclos até ao final do verão.

Cristina Pimentel, vereadora do pelouro da Mobilidade da Câmara Municipal do Porto (CMP), afirmou que vão ser criadas mais duas faixas BUS, na rua da Constituição e na rua Diogo Botelho.

Na reunião camarária desta terça-feira, um dos pontos da ordem do dia prendia-se com a aprovação da circulação de motociclos nas faixas reservadas a transportes públicos, após um parecer favorável do departamento de engenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que realizou um estudo sobre o assunto.

O executivo camarário aprovou a proposta, mas frisou que as linhas do elétrico na zona do Jardim do Carregal e a circulação alternada de transportes públicos na via central da Avenida da Boavista, levam à existência de algumas exceções. O perigo das bicicletas nas faixas BUS mereceu a preocupação de Alberto Amorim Pereira, que defendeu a regulamentação da circulação dos velocípedes nas vias reservadas da direita.

A vereadora revelou que rua da Constituição vai passar a estar servida de mais corredores BUS “até ao fim do verão”. Atualmente, o troço inicial desta artéria da cidade do Porto tem faixas para transportes públicos até à Praça do Marquês, recomeçando quase dois quilómetros mais à frente, após o cruzamento com a rua Serpa Pinto.

O “mau pavimento” e o “estacionamento indevido do lado direito” dificultam seriamente o trajeto dos autocarros na Constituição, segundo a responsável pela Mobilidade na Invicta.

A rua Diogo Botelho, com início na Praça do Império, também vai receber uma nova faixa BUS. Segundo Cristina Pimentel, era “necessária” a criação de um corredor para transportes públicos na ligação entre a Foz do Douro e a baixa da Invicta.

Artigo editado por Sara Gerivaz