A história dos europeus de futebol foi também marcada pelos jogadores. O JPN fez uma seleção com os maiores protagonistas de todas as edições anteriores dos Europeus de futebol.

Nem só das seleções vencedoras se faz a história dos Europeus de futebol. Por trás delas houve jogadores determinantes no sucesso das equipas. Desde o Europeu de 1960, em França, até ao Euro 2012, na Polónia e na Ucrânia, foram diversas as figuras que marcaram o seu lugar na história do futebol.

Lev Ivanovich Yashin, eterno guarda-redes soviético, brilhou no primeiro Europeu, em 1960. A performance do guarda-redes foi soberba ao longo de todo o torneio. Sofreu apenas um golo em toda a competição e, no final, foi eleito pela UEFA como melhor guarda-redes da edição. A partir de então, de quatro em quatro anos, foram vários os jogadores que se destacaram ao serviço das respetivas seleções.

No ano de 1984, por exemplo, o europeu foi da França… e de Platini. O histórico jogador francês foi o melhor marcador do torneio com nove golos. Nas meias-finais, frente a Portugal, fez o golo do desempate, aos 119 minutos. A França apurou-se para a final com uma vitória por 3-2. Na final, o adversário foi a Espanha.

Platini abriu o marcador e foram os “bleus” que levantaram a taça no Parque dos Príncipes, em Paris, depois de terem vencido por 2-0. De origem italiana, Platini venceu a sua primeira Bola de Ouro em 1983. Ao serviço da Juventus, recebeu novamente o troféu nas duas épocas seguintes.

Em 2004 – e quem não se lembra do Euro 2004? – a seleção fantástica de Portugal. A jogar em casa, a junção da nova com a velha escola. Figo e Cristiano Ronaldo, Deco e Rui Costa. O prémio de melhor jogador do torneio poderia ter sido atribuído a qualquer um destes craques. Teria acontecido, muito provavelmente, se Portugal tivesse derrotado a Grécia na final, mas isso não aconteceu.

Pela segunda vez na competição, Portugal foi derrotado pelos gregos. Primeiro e último jogo. O primeiro esqueceu-se, o último ficou na história. Quem venceu o Europeu foi a Grécia, pela primeira vez e foi Theodoros Zagorakis o motor da conquista dos helénicos. Estes e outros, presentes na infografia que se segue, foram as figuras, os jogadores-chave que levaram às costas as respetivas seleções para a vitória final na competição.

A edição deste ano do Euro vai realizar-se em França. Dos craques anteriores, apenas Iniesta poderá renovar o estatuto de jogador-chave do Euro 2016. Porém, há outros grandes e futuros grandes jogadores que, certamente, irão aproveitar a competição para se consagrarem e afirmarem.

Nomes como Cristiano Ronaldo, Zlatan Ibrahimovic, Antoine Griezmann, entre outros procuram o seu primeiro grande título ao serviço das respetivas seleções e serão, sem dúvida, figuras incontornáveis da competição. Mas nem só dos já conceituados se pode esperar grandes desempenhos.

Há estreantes que fizeram épocas brilhantes ao serviço dos seus clubes e que chegam a este Europeu com vontade de brilhar. De entre os mais bem cotados estão Saúl Ñíguez, Delle Alli, Dimitri Payet, N’Golo Kanté ou Jamie Vardy. Para além de todos estes, certamente, irão haver algumas surpresas positivas, como em todas as edições anteriores do Campeonatos Europeu de Futebol.

Resta-nos saber quem serão. Uma coisa é garantida, há qualidade suficiente nos jogadores que vão estar presentes neste Euro 2016, que pouco ou nada ficarão a dever aos craques que já marcaram o seu lugar na história dos europeus de futebol.