Das 36 propostas selecionadas, apenas uma vai cobrir a fachada do Teatro Carlos Alberto. O público vai fazer parte do júri ao poder votar através de um “gosto” na página do facebook do TNSJ.

A fachada do Teatro Carlos Alberto (TeCA), no Porto, vai ter uma intervenção artística e já há propostas sujeitas a votação online. Foram selecionadas 36 candidaturas as quais podem ser consultadas na página de Facebook do Teatro Nacional São João (TNSJ).

A escolha fica a cargo de um júri constituído por cinco elementos, entre os quais está o público que através de um “gosto” no facebook – para este efeito as manifestações de “riso”, “surpresa”, “tristeza” ou “ira” não são determinadas como manifestações de satisfação. O público pode votar até ao dia 30 de junho. A votação decisiva cabe ao júri integrado por Francisca Carneiro Fernandes, do Conselho de Administração do TNSJ, Nuno Carinhas, director artístico do TNSJ, Nuno Lacerda Lopes, arquiteto autor do projeto de remodelação do TeCA e Cláudia Melo, representante da PortoLazer.

A iniciativa pretende contribuir para a valorização do edifício do Teatro Carlos Alberto. O teatro procura ainda promover a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana. O vencedor vai ser divulgado dia 8 de julho, mas o júri salvaguarda o direito, no regulamento, de não optar por qualquer uma das propostas a concurso.

O vencedor vai auferir um prémio no valor de 3 mil euros. Para além disso, vai poder contar com 700 euros de ajuda de custo de produção.

O TNSJ e a PortoLazer vão comunicar a proposta selecionada através da página do Facebook do TNSJ. O projeto premiado vai ser implementado entre os dias 20 de agosto a 15 de setembro.

A intervenção artística na fachada do TeCA é iniciativa do TNSJ, integrada nas ações de Arte Urbana da Cidade do Porto, organizadas pela Câmara Municipal do Porto com o apoio da PortoLazer.

 

Artigo editado por Filipa Silva