A partir desta sexta-feira, dia 10 e Dia de Portugal, a empresa de vinho do Porto Poças Junior abre as suas portas ao público.

Fundada por Manoel Domingues Poças Junior, em 2018 a empresa completa 100 anos. É uma das poucas companhias de vinho do Porto 100% portuguesas. A família abraçou a paixão pelo vinho “combinando o respeito pela tradição com a mente aberta à inovação trazida pelas novas gerações”, como se lê no site da empresa.

“Bem-vindos às caves da Poças Júnior em Vila Nova de Gaia. Este é um armazém de envelhecimento em funcionamento pelo que não se estranhem mangueiras pelo percurso ou outros trabalhos”. É assim que começa a visita e segundo o diretor de marketing e vendas, Pedro Poças Pintão, é este o diferencial da Poças em relação às outras caves. “É uma cave de trabalho. Um dos grandes atrativos e desafios foi adaptar o local de forma a que visitantes e colaboradores da Poças coexistam”, revelou ao JPN o diretor comercial.

Após três meses de obras, as caves da Poças estão pronta para receber, a médio-prazo, cerca de 25 mil pessoas por ano. “Normalmente, as pessoas querem conhecer a parte de envelhecimento, a história da empresa e perceber como se produz vinho do Porto. Cerca de metade da cave é visitável”, salienta Pedro Poças. O diretor afirma ainda que um dos objetivos da Poças é que portugueses e turistas, esperados em maior número, levem uma boa imagem da empresa e contribuam para que as vendas no exterior sejam promovidas. Pedro Poças revela ainda que 90% do volume de negócios da companhia advém da exportação.

A visita inclui a prova de dois vinhos do Porto, mas é possível provar uma gama mais extensa, inclusive os vinhos do Douro DOC, atualmente em expansão na Poças. “Procuramos sempre adaptar as visitas em função dos grupos. Haverá sempre uma abordagem diferente”, afirma Pedro Poças.

De acordo com o comunicado de imprensa, as caves em Gaia armazenam um stock de cerca de dois milhões de litros de vinho do Porto e a empresa possui um total de quatro milhões de litros. Os vinho do Porto Tawny datados e os Colheita antigos que fazem a reputação da casa, envelhecem em cerca de 790 pipas.

A Poças Junior vai abrir as suas portas todos os dias das 10h00 às 20h00 – horário de maio a setembro – e está situada na Rua Visconde das Devesas, 186. As visitas guiadas estão disponíveis em português, inglês, francês e espanhol. O preço desta experiência custa 3,50 euros.

 

Artigo editado por Filipa Silva