Valorizar o surf português e integrar socialmente as crianças através da prática da modalidade é o principal objetivo do Movimento Surf365.

Aumentar a notoriedade do surf em Portugal é o que propõe o Movimento Surf365 -“O surf é mais que uma onda”, incentivado pela Oporto Surf Guide. A iniciativa foi apresentada no dia 27 de maio no Edifício Transparente, em Matosinhos.

“Nesta primeira apresentação, profissionais de diversas áreas, como o marketing e o empreendedorismo, partilharam as suas experiências e projetos, para provar que o surf é um atributo de Portugal e que, ao mesmo tempo, pode ter um papel integrador e motivador na economia nacional” afirma Michele Costa, do Oporto Surf Guide, ao JPN.

A escolha do nome Surf365, prende-se com o facto de em Portugal as praias, ou “surf spots”, existentes ao longo dos 800 quilómetros de costa proporcionarem 365 dias de surf por ano. O slogan “O surf é mais que uma onda”, remete para tudo aquilo que a modalidade é e representa para um surfista.

Michele explica também que “se há já símbolos nacionais assumidos e reconhecidos, como o vinho e o Fado, é também um dos objetivos promover o surf para que seja assumido como um símbolo nacional e juntá-lo a outros símbolos”.

Assim, a Surf365 pretende promover a prática através de eventos e iniciativas. “Numa primeira fase, o movimento procura mobilizar a sociedade civil, empresários e instituições para a iniciativa e, posteriormente, abrir o movimento ao público em geral”, completa Michele.

O movimento lançou também o projeto “Surfar para incluir”, em parceria com a Associação Qualificar para Incluir e a Fish Surf School. Tem como objetivo a integração social de crianças e jovens através da prática de surf, bodyboard e skate, promovendo o contacto com a natureza e a adoção de hábitos saudáveis.

O projeto arranca já nesta época balnear e vai decorrer na praia de Matosinhos. Para além de enquadrar e integrar crianças da referida associação em aulas de surf e skate na Fish Surf School, será possível apadrinhar uma ou mais crianças da associação e garantir que estas possam continuar a praticar estas modalidades.

Como embaixadores do movimento foram escolhidos dois profissionais do surf em Portugal. O fotógrafo natural do Porto, Tó Mané, e a jovem surfista profissional, Inês Silva. “Os embaixadores irão usar o seu estatuto para consciencializar sobre o trabalho de valorização do surf português , divulgando o projeto e as iniciativas do mesmo junto dos seus fãs, admiradores e meio onde se encontram inseridos. Sendo profissionais de referência no panorama do surf nacional, farão o projeto chegar mais longe e representarão o Surf365” conclui Michele Costa.

Artigo editado por Sara Gerivaz