A Câmara de Matosinhos aprovou esta terça-feira, a contratação de 90 colaboradores para apoio aos estabelecimentos de educação e ensino, durante o próximo ano letivo.

“Para colmatar algumas insuficiências detetadas ao nível do pessoal não docente nos estabelecimentos de educação e ensino”, a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) quer empregar 90 colaboradores.

De acordo com a proposta, aprovada esta terça-feira em reunião camarária, o objetivo é trabalhar no apoio, vigilância e acompanhamento de crianças, nomeadamente de crianças com necessidades educativas especiais, que exigem mais proximidade e supervisão no decurso das atividades diárias. A prestação de serviço inclui também apoio no serviço de limpezas e serviço de refeição.

As vagas são destinadas a desempregados inscritos nos centros de emprego e beneficiários de subsídio de desemprego ou subsídio social, com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A proposta foi aprovada por maioria, com o voto contra da CDU. Os gastos na contratação são de 175 mil euros, acrescentando a este valor as despesas de subsídios de alimentação, transporte e bolsas, cobertos pelo Fundo Social Municipal (FSM).

Informa, ainda a autarquia que “esta despesa se enquadra naquelas cuja não realização poria em causa o normal funcionamento das atividades municipais essenciais, neste caso, o normal funcionamento das escolas básicas públicas”.

Artigo editado Sara Gerivaz