O ISCAP apresentou um novo mestrado, Estudos Interculturais para Negócios. A escola do Politécnico do Porto pretende aliar conteúdos científicos aos estudos intercontinentais.

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), do Instituto Politécnico do Porto (IPP) junta, à sua oferta educativa, um novo projeto que se destaca por ser pioneiro e único no mercado.

O mestrado em Estudos Interculturais para Negócios é lecionado integralmente em inglês e foi criado a pensar, de acordo com Clara Sarmento, em “todos os alunos das áreas da comunicação, ciências empresariais, sociais, ciências relacionadas com tradução, gestão de projetos, gestão cultural, e todos aqueles que, de alguma forma, trabalham com multinacionais”.

A diretora do novo projeto educativo assume o mestrado como pioneiro no mercado, por fazer a ligação entre as ciências sociais e o mundo empresarial: “Este é um projeto diferente de todos os outros, pelos conteúdos das disciplinas lecionadas, por ser lecionado em inglês, pela ligação ao mundo empresarial e também pela ligação à investigação que nos internacionaliza e que faz a ponte entre a atividade de gabinete da ciência e o mundo empresarial que o aplica”.

Os alunos do mestrado em Estudos Interculturais para Negócios vão poder usufruir de uma oferta educativa ao nível de países como França, Alemanha, Letónia, Lituânia e até Macau, onde existem mestrados homólogos. Este projeto junta-se à oferta formativa do ISCAP já no próximo ano letivo.

O facto de ser em inglês permite “mobilidade e empregabilidade a nível global”, confirma Clara Sarmento, e inclui novas unidades curriculares que nunca foram ensinadas: “Estudos Culturais de matriz inglesa, espanhola, francesa e alemã aplicada aos negócios, cadeiras de Língua e Cultura Chinesa e também de Língua e Cultura Árabe para negócios. Também temos Empreendedorismo em Cultura, uma área que está a ser bastante desenvolvida aqui no ISCAP, entre outras cadeiras práticas que vamos oferecer aos nossos alunos, com docentes especializados”, explica a diretora do projeto.

O mestrado está também a colaborar com a Faculdade de Indústrias Criativas da Universidade de São José, em Macau e apresenta diversos protocolos de estágios com várias empresas e de doutoramento com as Universidades de Vigo, Salamanca e Santiago de Compostela.

Artigo editado por Sara Gerivaz