Ministério atualiza site Infocursos esta sexta-feira. Variação é ligeira, mas indica um decréscimo no número de recém-diplomados registados no IEFP.

O portal Infocursos é atualizado esta sexta-feira. A ferramenta online, desenhada para apoiar a tomada de decisão dos estudantes na hora de escolherem o curso a seguir no Ensino Superior, ainda não tinha sido atualizada com os dados mais recentes – relativos a 2015. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior informa que a atualização do portal fica disponível esta sexta-feira.

Ainda antes de disponibilizar esses dados online, a tutela deu conta de algumas das estatísticas à imprensa.

A percentagem de recém-diplomados que se encontravam inscritos como desempregados no Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) em dezembro de 2015 era de 8,1%, entre formados no Ensino Público, e de 8,8%, entre aqueles que estudaram no Ensino Privado.

O dado representa uma descida de 0,5 pontos percentuais face ao valor do ano anterior. A maior queda regista-se, contudo, entre diplomados do Privado, com uma descida de 3,9 pontos percentuais.

Abandono diminui

No capítulo dos estudantes que abandonaram o Ensino Superior um ano depois da primeira matrícula, a percentagem continua a rondar os 10% – passou de 10,3 para 9,8%, o que significa que um em cada 10 estudantes saem do sistema ao fim de um ano. Ainda assim, há uma melhoria neste parâmetro desde que é disponibilizado na plataforma.

No primeiro ano de Infocursos, em 2014, a percetagem de abandono era de 12,2% no Público e 16,3% no Privado.

Destaque ainda para uma quebra no número de alunos que entraram no Ensino Superior em primeira opção: a percentagem baixou de 46,6 para 40,4% no caso das licenciaturas e dos 59,4 para os 52,9% no caso dos mestrados integrados.

O portal Infocursos foi criado pelo Ministério da Educação e Ciência, em 2014, com o objetivo de disponibilizar informação estatística sobre os cursos superiores, para apoiar os alunos no processo de decisão no acesso ao Ensino Superior.~De acordo com informação cedida pelo MCTES a pedido do JPN, o site leva mais de 4 milhões de visualizações.

É gerido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, com o apoio da Direção-Geral do Ensino Superior, e apresenta-se como uma ferramenta últil no processo de candidatura ao Ensino Superior.

A primeira fase do Concursos Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2016 abre a 20 de julho e prolonga-se até 8 de agosto. A 12 de setembro são divulgados os resultados desta fase.