Contam-se os dias para o São João na cidade do Porto. Dada a proximidade do feriado municipal com o fim-de-semana, a programação de 2016 sofreu algumas alterações face ao ano passado, mas a festa promete fazer mexer a Avenida dos Aliados e a zona ribeirinha da cidade.

Uma das novidades é o início dos concertos na avenida, que este ano começam na noite mais longa do ano. Entre quinta-feira e sábado, os Aliados vão transformar-se numa sala de espetáculo a céu aberto e o encontro da folia está marcado para a uma da manhã da noite de São João. Logo após o fogo de artifício, os Xutos e Pontapés vão animar as milhares de pessoas esperadas pela autarquia.

O rock volta no dia seguinte, feriado de 24 de junho. A Banda Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Francisco Ferreira, vai revisitar os êxitos dos Scorpions, Queen ou Beatles, por volta das 22h. O tradicional Concerto de São João migra dos jardins do Palácio de Cristal para os Aliados.

Para o último de três dias de festa, o rock continua e os GNR são os responsáveis por protagonizar a despedida. À banda portuense junta-se a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, das 22h00 às 00h00 do dia 25. Antes disso, o desfile das tradicionais Rusgas de São João vai contagiar as ruas da cidade. Com início marcado para as 20h00, a dança e os cantares vão desde a Praça da Batalha até à Praça General Humberto Delgado.

16 minutos de fogo de artifício

Não só nos concertos da Avenida dos Aliados o rock vai marcar presença. “As Lendas do Rock” vão ecoar durante os 16 minutos de fogo de artifício programados para a festa de 2016.

Quando o ponteiro do relógio der as 12 badaladas, as zonas ribeirinhas das cidades do Porto e Gaia vão concentrar-se no rio Douro e na ponte D. Luís I. Este ano as explosões de cor, luz e música são da responsabilidade, uma vez mais, do Grupo Luso Pirotecnia, que selecionou uma banda sonora que conta com nomes como AC/DC, Pink Floyd, Scorpions, Guns N’ Roses, Rolling Stones e Queens.

A fechar mais de um quarto de hora de efeitos pirotécnicos e a abrir o apetite para o concerto que se segue, a música “A minha casinha”, dos Xutos e Pontapés, não vai deixar ninguém parado.

O custo total do espetáculo de luz e cor, repartido entre as autarquias do Porto e Gaia, é de 54.900 euros.