A seleção portuguesa venceu por 1-0 a Croácia após prolongamento. Primeiro prato morno, segundo prato mais intenso e, no fim, Quaresma a dar um "doce" aos portugueses.

De volta aos jogos à hora de jantar, o Croácia-Portugal foi servido em três pratos distintos, sem grandes especiarias, que deixou um amargo na boca dos criativos croatas, e uma explosão de sabores para os portugueses. Aos 117′, Quaresma fez o golo solitário português, após recarga do único remate de Ronaldo na partida.

Portugal fez quatro alterações em relação ao jogo com a Hungria: Raphäel entrou para o lugar de Eliseu, Fonte para o de Ricardo Carvalho, Cedric para o de Vieirinha e Adrien para o de Moutinho. Os estreantes aguentaram a pressão do mata-mata. Já a Croácia, trouxe o seu melhor onze, com os regressos de Modric e Mandzukic.

Primeira parte: Para começar, um caldo morninho

A Croácia iniciou o jogo a circular a bola, com o maestro Modric a descer muito para vir buscar jogo e instalou-se no no meio campo de Portugal, que pressionava baixo.

Aos sete minutos houve a primeira boa iniciativa de Portugal: cruzamento de André Gomes à esquerda e de seguida de João Mário à direita, mas sem perigo. Bons dois, três minutos, a controlar a bola, mas apenas “por fora”. No entanto, Portugal parecia sacudir a pressão.

Modric e Rakitic começavam a mover-se bem entre a linha média e defensiva portuguesa, tentando circular a bola numa zona mais próxima da grande área portuguesa. Mas aos 14′, Portugal conseguiu dar um repelão pela esquerda. Após insistência, Nani ganhou canto. João Mário bateu mas a defensiva croata cortou.

Quatro minutos depois, boa iniciativa de André Gomes que se consegue soltar pela primeira vez. Portugal volta a circular a bola no meio-campo croata e já conseguia chegar mais perto da área. A Croácia respondia com mais posse de bola, mas pouca acutilância no último terço.

Aos 23′, novo contra-ataque pela direita de Portugal, André Gomes caiu na área mas sem falta. Portugal parecia empolgar-se e Perisic derrubou Ronaldo em falta. Pouco depois, no primeiro livre marcado por Raphael Guerreiro, bom cruzamento para cabeceamento por cima de Pepe – que estava em fora de jogo. Portugal respondia aos 62% de posse de bola croata e subia um pouco a linha de pressão.

À meia-hora de jogo, após perda de bola de Nani, Perisic esticou o jogo pelo lado direito, conseguindo fazer um movimento para dentro e tentou surpreender Patrício ao primeiro poste: era o primeiro remate para a Croácia.

Quatro minutos depois, Srna e Modric conseguiram um bom entendimento e ganharam canto. O capitão Srna, bateu o canto para cabeceamento muito desviado de Mandzukic, muito pressionado.

Na resposta, bons pormenores de Raphael Guerreiro e João Mário, que conseguiam ganhar no um para um com os croatas. Porém, o lateral esquerdo fez de seguida falta sobre Srna para livre perigoso: Rakitic bateu mas a bola saiu pela linha de fundo após mau cabeceamento de Vida.

Pouco depois, bom passe de Perisic que aproveitou uma descompensação defensiva no lado direito de Portugal para isolar Strinic que entrou na área com espaço, tentou mas sem perigo. Antes do intervalo, falta de João Mário que podia ter visto amarelo após falta sobre Rakitic. Livre perigoso para o médio do Barcelona, com Pepe a ceder um canto que não deu em nada.

Ao intervalo, destaque para exibições seguras dos estreantes Fonte e Cedric. Portugal entrou expectante mas parecia soltar-se ao fim da primeira parte. Faltava servir Ronaldo e Nani.

Segunda parte: Um prato principal intenso, mas faltava picante

Portugal iniciava bem a segunda parte, com mais posse de bola mas também com dificuldades a sair a jogar. Fernando Santos fazia entrar Renato Sanches por André Gomes, pouco influente, logo aos 50 minutos. Portugal mudava para algo mais próximo de um 4-3-3, com João Mário no lugar de André Gomes e Nani a compensar à direita, deixando Ronaldo mais sozinho na frente de ataque.

A Croácia estava por cima e aos 52′ e 53′, Strinic primeiro e Rakitic, de canto, cruzaram com perigo, mas a defesa portuguesa continuava a aguentar a pressão. A seleção portuguesa respondeu com um bom entendimento entre Renato Sanches e João Mário, o médio do Bayern transportou pelo interior, fez o um-dois com o jogador do Sporting e, na meia-lua, rematou frouxo e muito ao lado.

Portugal ganhou confiança com a boa ação coletiva e voltava a “dividir” o jogo. Mas aos 62′, esteve à vista o golo da Croácia: livre de Rakitic e cabeceamento cruzado de Vida, ao lado.

Cedric, Renato Sanches e Nani tentaram nesta fase passes diretos para Ronaldo. Aos 60′, Adrien isolou Nani à direita da área croata, que recebeu de peito pressionado por Strinic. O croata cortou com contacto sobre o português. O banco luso pediu penálti.

Aos 67′, grande passe de William Carvalho que quase isolava Ronaldo, pela primeira vez no jogo, mas Vida, em cima do português, cortou. De seguida, Nani e Cedric ganhavam a linha mas os cruzamentos saíam mal.

Renato Sanches assumia as despesas do jogo e enchia o meio-campo, mas também falhava passes. Aos 71′, subida de Brozovic pela direita após perda de bola do português que tentava esticar o jogo. Cruzamento para remate de primeira de Perisic, muito ao lado.

Aos 78′, amarelo para William Carvalho, que travava um contra-ataque croata. Mais um livre mal batido por Rakitic. Pouco depois, novo remate de longe de Perisic.

O jogo baixava um pouco de intensidade e começava-se a pensar no prolongamento. Portugal continuava a pressionar alto, no entanto, com Renato e Adrien muito combativos no centro do terreno.

Aos 87′, Quaresma entrava por João Mário. Até aos 90′, muito combate a meio-campo, mas pouco risco, apesar da insistência de Perisic, que cruzava pela direita para corte acrobático de Pepe. Após saída de Mandzukic por Kalinic, no último lance da partida, Rakitic bateu um canto para novo corte de Ronaldo.

O capitão português foi mais ativo defensiva do que ofensivamente, durante os 90 minutos. Após o quarto empate no Euro, Portugal seguia para o prolongamento.

Um docinho de sobremesa, patrocinado por Quaresma

O prolongamento arrancou morno, e aos 93′, a Croácia bateu um livre perigoso a castigar falta de Renato Sanches. Srna bateu contra Raphael Guerreiro. A Croácia controlava as operações.

Num contra-ataque croata, Kalinic desmarcou-se entre os centrais portugueses e, à entrada da área, rematou ao lado. Portugal tentava responder, mas com dificuldade a construir, Renato recorreu muitas vezes à falta para travar os criativos croatas.

Quaresma, aos poucos, foi ganhando confiança, e aos 100′ tirava os primeiros cruzamentos, o primeiro de bola parada, seguido de um livre e um canto, mas o golo não chegava. Cinco minutos depois, Rakitic tirou Adrien da frente e cruzou perigoso para remate sem ângulo de Perisic. As duas equipas trocavam de lado para a segunda parte do prolongamento.

A última etapa antes dos penáltis trouxe um futebol mais mastigado, porque as pernas já não respondiam. Durante o último período, Danilo rendeu Adrien, e Rakitic deu lugar a Pjaca.

Aos 110′, perigo nos dois lados com três arrancadas: primeiro, a cruzamento de Cédric, Nani tentou o remate acrobático; na resposta a Croácia esboça um contra-ataque; por fim, Pepe a cortar e lançar Quaresma para mais um cruzamento sem sucesso.

Pouco depois, canto perigosíssimo da Croácia, com Patrício a escorregar e Vida a bater em si mesmo após falhar de cabeça com a baliza deserta. A Croácia sufocou Portugal e o golo esteve à vista por várias vezes, Perisic cabeceou inclusive ao poste.

No entanto, Portugal esperou o momento certo e, com muito espaço, Renato Sanches transportou, deixou a bola para Nani que cruzou para o primeiro remate de Ronaldo no jogo, que ainda permitiu uma boa defesa de Subasic, mas Quaresma cabeceou em cima da linha de golo e deu a tão ambicionada vantagem a Portugal.

Na resposta, Pjaca conseguiu passar por vários jogadores portugueses mas José Fonte conseguiu cortar para canto. Já para lá dos 120′, livre perigoso para a Croácia à esquerda do ataque, após um primeiro cruzamento, mais uma vez Vida a rematar com perigo a razar o poste de Patrício, que estava batido.

Portugal resistiu, o tempo terminou e a sobremesa não podia ter sido mais doce. Segue-se a Polónia, quinta-feira, às 20h00, em Marselha.

 

Artigo editado por Filipa Silva

Ficha de Jogo

 

Croácia

Onze Inicial: Subasic; Srna, Corluka, Vida e Strinic; Badelj e Luka Modric; Brozovic, Rakitic e Perisic; Mandzukic.

Suplentes Utilizados: Kalinic, Pjaca, Kramaric

Selecionador: Ante Čačić

 

Portugal

Onze Inicial: Rui Patrício; Cédric, Pepe, Fonte e Raphael Guerreiro; William, João Mário, Adrien e André Gomes; Nani e Ronaldo.

Suplentes Utilizados: Renato Sanches, Ricardo Quaresma, Danilo Pereira

Selecionador: Fernando Santos