Ricardo Quaresma marcou a grande penalidade que deu a Portugal o quinto apuramento da sua história para as meias-finais de um Europeu de Futebol.

A notícia é mesmo essa. Portugal está nas meias-finais do Europeu de França. No resto, não há grande novidade: Portugal sofreu, esteve em desvatagem no marcador, venceu já depois do tempo regulamentar – desta vez nas grandes penalidades – e voltou a dar mostras de dificuldades em construir o seu jogo. Mas também, mais uma vez, foi quem mais tentou em campo sair com a vitória. E estar pela quinta vez nas meias-finais de um Europeu não é feito pequeno.

Ricardo Quaresma, que foi decisivo contra a Croácia ao marcar o golo do apuramento português aos 117 minutos, voltou esta noite a saborear o momento decisivo ao converter o quinto penálti luso. Cristiano, Renato, Moutinho e Nani fizeram a sua parte. O número 20 deu a machadada final na Polónia e confirmou a presença de Portugal em Lyon. Segue-se a Bélgica ou o País de Gales.

A entrada neste jogo foi, contudo, pouco auspiciosa. Ainda os adeptos comentavam o posicionamento do meio-campo português – hoje com Renato a titular, o mais jovem de sempre a estrear-se no onze inicial num Europeu – e já Lewandowski marcava para os polacos.

A bola veio cruzada do lado direito da defesa polaca para a zona oposta do ataque. Cédric deixou a bola bater no chão e viu Grosicki ultrapassá-lo. O polaco cruzou para o interior da área nacional e o avançado do Bayern apareceu na zona de penálti para marcar o seu primeiro golo neste europeu. Estavam decorridos 100 segundos de jogo.

Portugal ficou atrapalhado, mas não perdeu o tino. Sofreu pressão da Polónia à saída da bola e dava ares de quem ainda apertava os parafusos no meio-campo, sobretudo no posicionamento de João Mário e Renato Sanches, em trocas sucessivas de flanco e Adrien um tanto subido.

O jogo de Portugal assentou com Renato mais sobre a direita e João Mário à esquerda. Aos 30 minutos a equipa de Fernando Santos reclamou um penálti sobre Ronaldo. Pazdan atirou-se sobre o avançado português dentro da grande área.

Mas o que realmente fez o banco de Portugal mexer, aconteceu dois minutos depois. Renato Sanches construiu o lance a partir da direita, perto da área polaca. Tabelou com Nani e já quase em posição frontal à baliza de Fabianski rematou à entrada da área a meia altura para o golo. Estava feito o empate.

A segunda parte começa sem alterações nas duas equipas. Lewandowski voltou a incomodar aos 48 minutos, ao cabecear em resposta a um centro da direita. Foi direito a Patrício. Aos 55 minutos é a vez de Portugal provar o contra-ataque. William serve Nani à direita, Nani desmarca Ronaldo, mas o avançado do Real Madrid remata à malha lateral. Tinha João Mário em boa posição.

Foram vários os “atos” falhados de Ronaldo neste jogo. Aos 59 voltou a sair mal a abordagem à bola depois de uma combinação entre Nani e João Mário.

Da parte da Polónia é Milik quem aparece com muito perigo aos 68 minutos no interior da área portuguesa. Valeu a boa intervenção de Rui Patrício.

Daí para a frente, oportunidades divididas mas maior ascendente da equipa portuguesa que continua contudo a dar muitos espaços na defesa – que os polacos não souberam capitalizar – e a explorar muito pouco os espaços interiores no ataque.

Aos 80 minutos, a equipa nacional esteve perto de resolver a partida depois de uma preciosa recuperação de bola de Pepe no meio-campo e uma rápida abertura para Ronaldo. Valeu a intervenção pronta de um defesa polaco para canto. A bola passou muito perto da baliza de Fabianski. Em campo estavam já Moutinho e Quaresma, que entraram para o lugar de Adrien e João Mário.

Aos 85 novo lance que podia ter dado em golo. Brilhante o passe de Moutinho que fez a bola passar por cima de meia equipa da Polónia para desmarcar Ronaldo. O avançado português voltou a não acertar bem na bola. Veio o prolongamento. Antes dele só uma nota para o amarelo de William Carvalho que deixa o jogador do Sporting fora das meias-finais do Europeu. Saiu aos 95’ para dar o lugar a Danilo.

No prolongamento, Portugal voltou a dar mostras de ser a equipa com mais vontade de ganhar, mas a condução da bola continua a ser muito lateralizada e com recurso excessivo ao cruzamento. Já na segunda parte do tempo extra, a Polónia teve duas situações de perigo na área portuguesa. Pepe apareceu nesta fase do encontro. Grande prova está a fazer o central da equipa nacional.

Com o aproximar dos últimos instantes, as duas equipas abrandaram e para saírem do impasse foi mesmo preciso chegar aos penáltis. Nesta fase toda a gente cumpriu. Portugal foi o primeiro a marcar, por Ronaldo, e depois dele foram Renato, Moutinho e Nani a fazerem a bola passar por Fabianski.

À quarta tentativa, e já depois de Lewandowski, Milik e Glik terem feito golo, foi a vez de Patrício brilhar e parar o remate de Blaszczykowski. Uma grande estirada do guarda-redes leonino.

Quaresma tinha a decisão nos pés e com eles colocou o carimbo que faltava para a seleção portuguesa seguir para as meias-finais.

Não se pode falar de uma grande exibição portuguesa. Continuam a faltar atributos nos principais momentos do futebol da equipa. O que parece não faltar é vontade de seguir em frente e frente a adversários que prometem mais do que cumprem. Haja coração.

Ficha de Jogo

Polónia
Onze inicial: Fabianski; Piszczek, Glick, Pazdan, Jedrzejczyk; Blaszczykowski, Krychowiak, Mackzynski e Grosicki; Milik e Lewandowski.
Suplentes utilizados: Kaputska; Jadlowiek;
Treinador: Adam Nawalka

Portugal
Onze inicial: Rui Patrício; Cédric, Pepe, José Fonte e Eliseu; William Carvalho, Adrien, João Mário e Renato Sanches; Cristiano Ronaldo e Nani.
Suplentes utilizados: João Moutinho; Ricardo Quaresma; Danilo;
Treinador: Fernando Santos