A mensagem de espera na linha do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto engana: “Estamos na época das chuvas. Por favor…”. O acerto de estações está por fazer na linha, mas no terreno o verão já se instalou e veio para ficar na próxima semana.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera lançou esta quarta-feira um aviso para alertar a população para um “aumento significativo de temperatura do dia 14 até pelo menos dia 20 de julho”.

As temperaturas máximas vão ultrapassar os 30 graus em quase todo o território e o IPMA estima que esses valores atinjam entre 38 e 42 graus, em especial nas regiões do interior.

As temperaturas mínimas também vão registar valores altos, na ordem dos 20 graus em alguns locais, pelo que se esperam “noites tropicais”.

O transporte de uma massa de ar muito quente e seco justifica o intenso calor.

CDOS Porto sem ocorrências maiores

Com tempo quente e seco, os incêndios podem multiplicar-se. No distrito do Porto, contudo, não existia qualquer ocorrência de maior a meio da manhã. Apenas alguns pequenos incêndios. A situação mais grave até ao momento regista-se em Águeda, mas o incêndio que mobilizou mais de 80 operacionais estará já controlado.

DGS deixa recomendações

Tendo em conta as previsões, a Direção-Geral de Saúde deixa recomendações as pessoas mais vulneráveis, entre as quais se encontram crianças nos primeiros anos de vida, pessoas com mais de 65 anos, portadores de doenças crónicas ou pessoas que desenvolvam as suas atividades no exterior.

Manter o corpo fresco e hidratado, protegido do calor, usar protetor solar e manter a casa fresca, são algumas das recomendações.