A praia do Cabedelo abriu as portas aos festivaleiros do Marés Vivas, esta quinta-feira. Elton John e D.A.M.A. protagonizaram os concertos com mais público. No primeiro dia do festival a bandeira portuguesa esteve em destaque.

Duas horas. Foi o tempo que durou o concerto de Elton John na 13ª edição do Meo Marés Vivas num recinto com lotação esgotada à primeira noite: cerca de 30 mil espectadores foram ao Cabedelo.

As portas do festival abriram às 17h00 e, aos poucos, os chapéus brancos oferecidos aos festivaleiros foram pintando o recinto. Com o por do sol a servir de fundo, as atenções focaram-se no palco principal onde a multidão assistiu ao concerto do cantor que confessou nunca ter estado em Vila Nova de Gaia ou no Porto.

O artista ofereceu um concerto longo, percorrendo 22 temas desde os mais conhecidos como “Your Song” e “Candle in the Wind” aos do novo álbum “Wonderful Crazy Night” como “A Good Heart” e “Looking Up”. Ao longo do espetáculo o público foi perdendo a timidez e aos primeiros acordes de “Don’t let the sound go down on me” ouviu-se um “Oh!” geral na plateia.

A bandeira de Portugal ganhou destaque no concerto e o cantor gritou “champions”, em alusão à conquista do Campeonato Europeu de Futebol de 2016 pela seleção portuguesa.

O sussurrar das letras do público mais contido de Elton John deu lugar à euforia das caras (muitas delas jovens) que assistiam ao concerto dos D.A.M.A.. A banda puxou pela plateia e calou-se várias vezes para que fosse o público a cantar parte das letras de músicas como “Balada do Desajeitado” ou “Às Vezes”.

A interação dos músicos com a multidão foi uma constante e entre os “la-la-la” e o “esquerda-direita; esquerda-direita” orientados por um dos vocalistas, Miguel Cristovinho, ficar parado era uma missão impossível.

Para além dos originais dos D.A.M.A. ouviu-se o tema “Dialetos de Ternura” da extinta banda Da Weasel e a música “Torn” de Natalie Imbruglia. A energia da banda contagiou o público que saiu do recinto a cantar a plenos pulmões as letras do grupo.

Para a noite de sexta-feira, são aguardados os concerto do palco principal a cargo de Jimmy P (19h15), Dengaz (20h30), James Bay (20h00), Kodaline (23h35) e Lost Frequencies (01h00).

Destaque ainda no palco Santa Casa para Jiboia (18h30) e, no palco Caixa, que se estreia este ano, a atuação do humorista António Raminhos.