O procurador francês, François Molins, informou esta tarde que o número de vítimas mortais, resultantes do atentado de Nice, continua em 84. O número de feridos provocados pelo camião-frigorífico conduzido contra a multidão que assistia, na noite de quinta-feira, ao fogo-de-artifício do Dia da Bastilha, em Nice, no Sul de França, ultrapassa as duas centenas.

De acordo com dados das autoridades, dadas por François Molins, 52 pessoas permanecem em estado crítico e destas 25 estão ainda nos cuidados intensivos. Entre os mortos há 10 crianças ou adolescentes e pessoas de pelo menos nove nacionalidades – este dado não foi dado pelo procurador, mas baseia-se nas informações entretanto divulgadas por diversos países.

O condutor do camião foi identificado como Mohamed Lahouaiej Bouhlel, de 31 anos, nascido em Tunes e residente em Nice. O homem conduziu o camião sobre a multidão por uma distância de 2 quilómetros e 300 metros e disparou por várias vezes sobre três polícias no local.

Foi posteriormente alvejado e encontrado morto no interior do veículo onde tinha em sua posse duas armas automáticas, um carregador, balas, duas Kalashnikov e M16, uma granada e vários documentos ainda em análise. A ex-mulher foi detida pela manhã pelas autoridades francesas.

Molins informou que as autoridades desconhecem “qualquer sinal de radicalização” de Bouhlel, que foi inclusivamente condenado em março deste ano a seis meses de prisão por violência com arma de fogo.

Até ao momento, o ataque não foi reivindicado por qualquer grupo terrorista sendo assim prematuro associar o que se passou na Promenade des Anglais, em Nice, com o sucedido em novembro do ano passado em Paris, com um conjunto de ataques terroristas promovidos pelo ISIS a resultarem na morte de 130 pessoas.

Em França, devido aos acontecimentos de Nice, o estado de emergência foi prolongado por mais três meses e o presidente, François Hollande, decretou três dias de luto nacional.

De acordo com informações prestadas pelo secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, no Jornal da Tarde da RTP, até ao momento há registo de um português entre os feridos, mas que não corre perigo de vida. De acordo ainda com o governante, há cerca de 20 mil portugueses a viver na região, metade dos quais na cidade de Nice.

José Luís Carneiro apelou ainda a todos os que necessitam de informações para se dirigirem ao Consulado Português em Nice situado na Bloulevard Victor Hugo, número 28.