O Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil do Porto foi prolongado até às 20h00 de domingo.

A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) do Porto informou ao início da noite de quinta-feira que decidiu prolongar a ativação do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil até às 20h00 de domingo.

O PDEPC do Porto foi ativado pela primeira vez às 00h15 de segunda-feira e foi renovado no dia seguinte até às 20h00 de quinta-feira.

A CDPC justifica a decisão com base na previsão de agravamento das condições meteorológicas – espera-se um aumento da temperatura até domingo, com o vento a manter-se entre fraco a moderado -, bem como pelo “prolongamento do estado de alerta especial de nível laranja”, esta quinta-feira anunciado pelo secretário de Estado da Administração Interna Jorge Gomes, no Parlamento.

O PDEPC abrange, ao nível territorial, os 18 municípios que compõem o distrito do Porto.

Já na manhã desta segunda-feira, a situação parece mais calma no distrito com a Proteção Civil a registar no seu site 13 ocorrências. As mais importantes, contudo, que concentram mais operacionais e meios, estão esta sexta-feira a ocorrer nos distritos de Aveiro, Viana do Castelo e Vila Real.