A celebração da conquista do título europeu de futebol pela seleção portuguesa fez-se em todo o país, mas foi em Lisboa que a festa foi mais rija. Na capital, os adeptos tiveram a oportunidade de festejar com os protagonistas o maior feito da modalidade à escala das seleções.

A 31 de agosto, a festa vai poder ser feita na Praça General Humberto Delgado, frente à Câmara Municipal do Porto, onde os campeões europeus de futebol vão receber as insígnias da Ordem de Mérito pela mão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A cerimónia está marcada para as 18h30. Depois, a equipa nacional vai à varanda do edifício para saudar a população, de acordo com uma nota de imprensa da edilidade.

Explica a mesma nota que não se trata de uma condecoração diferente daquela que foi atribuída no Palácio de Belém à chagada da comitiva portuguesa. Foi-lhes nessa altura atribuída a comenda, na Câmara do Porto realiza-se a cerimónia oficial da entrega das insígnias correspondentes.

“Aguarda-se a presença de todos os selecionados para a campanha de qualificação para o campeonato do Mundo, mas também todos os jogadores que, não estando convocados, se sagraram campeões da Europa”, refere o comunicado de imprensa.

No dia seguinte, 1 de setembro, a seleção portuguesa defronta Gibraltar, no Estádio do Bessa, num encontro amigável, o primeiro desde a conquista do título.

“Selfies” com a taça e parte de receitas para o IPO

O jogo do Bessa é uma espécie de marco de encerramento das comemorações da conquista do título europeu, antes do arranque do apuramento para o Mundial de 2018, que começa a 6 de setembro, na Suíça.

Assim, a federação levou a Taça Henri Delaunay para o Bessa e os adeptos com bilhete para o jogo com Gibraltar podem tirar uma “selfie” com o troféu. Há horários para o poder fazer.

As visitas podem ser feitas a partir de segunda-feira, entre as 10h00 e as 21h00, horário que se repete na terça-feira. Quarta, dia da cerimónia nos Paços do Concelho do Porto, as “selfies” podem ser tiradas entre as 10h00 e as 16h00.

O jogo particular com Gibraltar arranca às 19h45 e parte das receitas vão reverter a favor do IPO do Porto, de acordo com a Federação Portuguesa de Futebol. O perço dos bilhetes oscila entre os 15 e os 25 euros.

Portugal joga na Suíça a 6 de setembro às 20h45, no estádio do Basileia. Hungria, Andorra, Letónia e Ilhas Feroe são os restantes adversários no percurso de apuramento para o Mundial da Rússia.

Ronaldo fora dos convocados

Fernando Santos apresentou esta sexta-feira a lista de convocados para o duplo compromisso da seleção nacional. Cristiano Ronaldo e Vieirinha são duas das ausências face ao grupo campeão europeu, ambos por estarem inaptos em termos clínicos, de acordo com o selecionador. Ricardo Carvalho, atualmente sem clube, também fica de fora.

Entre as novidades estão João Cancelo (Valência), Luís Neto (Zenit São Petersburgo), Bernardo Silva (AS Mónaco) e André Silva (FC Porto).

Rui Patrício, Anthony Lopes, Eduardo. Cédric Soares, João Cancelo, Pepe, Bruno Alves, José Fonte, Luís Neto, Eliseu, Raphael Guerreiro; William Carvalho, Danilo, Moutinho, Adrien, André Gomes, João Mário, Renato Sanches; Rafa Silva, Bernardo Silva, Nani, Quaresma, André Silva, Éder.

Notícia atualizada às 12h12 de 26 de agosto de 2016.