Vários debates, um ciclo de cinema, um baile falado, exposições, sessões especiais. O programa cultural da Feira do Livro do Porto já é conhecido.

O programa cultural da Feira do Livro do Porto foi apresentado esta quinta-feira e se uma mão chega para segurar um livro, duas são manifestamente insuficientes para contar as atividades paralelas preparadas para a edição deste ano.

A abertura oficial da feira está marcada para as 18h30 do dia 2 de setembro, sexta-feira, com a inauguração de duas exposições que vão ficar patentes na Galeria Municipal do Porto, no interior da Biblioteca Almeida Garrett.

Uma reúne “100 tesouros da Biblioteca Pública do Porto”. Uma exposição inspirada numa ideia de Paulo Cunha e Silva, sendo por isso dedicada à sua memória, com curadoria de Fernando Pinto do Amaral, e que quer dar aos visitantes a oportunidade de contactarem com obras raras. Estão entre estas um documento visigótico com mais de mil anos, duas edições d’Os Lusíadas, o Foral da Cidade do Porto e diversos manuscritos de Garrett a Agustina.

A segunda é de “Reencontro com Vergílio Ferreira”. A propósito do centenário do nascimento do escritor, foi preparada uma exposição que quer ser uma viagem pelo mundo de criação literária do autor de “Mudança”. A curadoria é de Isaque Ferreira e Maria Bochicchio.

Ainda no dia 2, arranca no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett um festival de “spoken word” que vai ser também um cruzamento de sonoridades, da bossanova ao jazz, passando pelo hip-hop. A demanda começa com Allen Halloween, o rapper que vem ao Porto apresentar “Híbrido”, o seu terceiro álbum.

Os Quais, que são Jacinto Lucas Pires e Tomás Cunha Ferreira, sobem ao palco no sábado, dia 3, também às 22h00, no mesmo espaço. Este festival fecha no sábado, dia 17 de setembro, com um “Baile Falado com Valter Hugo Mãe”, que vai contar com a presença do autor.

De acordo com o programa, esta é uma sessão construída de raiz em torno da poesia de Valter Hugo Mãe com outros artistas que se vão cruzar “com a voz provocatoriamente livre de Valter”.

O ciclo de cinema inclui sete filmes escolhidos tendo como pano de fundo o tema da Feira do Livro deste ano: “Ligações”. A programação ficou a cargo da Medeia Filmes, com a Câmara Municipal do Porto, e vai levar à tela, a abrir, dia 4, “O Beco” de Roman Polanski. Mário Cláudio, que é homenageado nesta edição, apresenta a obra. “Hotel Chelsea” de Abel Ferrara (dia 8, 19h00) e “Jules e Jim” de François Truffaut (dia 11, 21h30), também estão na programação.

Os debates arrancam dia 3 e prolongam-se até ao último dia da feira (18). Domingo, dia 4, Gonçalo M. Tavares e Álvaro Domingues discutem “A Imagem da Ficção, Fotografia do Pensamento”, enquanto a 17 Valério Romão e Afonso Cruz falam sobre livros “que ardem” ou de como há obras que destroem a indiferença do leitor e nele se instalam para sempre.

Sobre a homenagem a Mário Cláudio, destaque ainda para a exibição de um filme sobre o autor. “Os Dias de Mário Cláudio – Tocata e Fuga”, da autoria de Jorge Campos, vai ser apresentado pelo realizador às 19h00 de domingo, 18 de setembro.

O programa completo inclui ainda atividades para bebés e crianças e animação nos espaços exteriores dos Jardins do Palácio, onde os 131 pavilhões da Feira do Livro do Porto vão estar montados. Todas as atividades do programa são gratuitas.

O evento decorre de 2 a 18 de setembro e tem portas abertas entre as 12h00 e as 21h00 de domingo a quinta-feira e das 12h00 às 23h00 às sextas e sábados.