Lista de colocação de professores foi divulgada esta terça-feira. Ministério assegura estarem reunidas condições para "regular início do ano letivo".

As listas definitivas de colocação de docentes para o ano letivo 2016/2017 foram divulgadas esta terça-feira no site da Direção Geral da Administração Escolar.

Em causa estão os concursos de mobilidade interna e de contratação inicial de professores.

De acordo com a informação prestada pelo Ministério da Educação, foram colocados 7.306 docentes contratados, um número que, de acordo com a mesma fonte, corresponde a um aumento de 500 professores contratados em relação ao ano transato.

No ano passado foram contratados 3.782 professores em contratação inicial e 3.030 através da entretanto extinta Bolsa de Contratação de Escolas (BCE).

Esta segunda forma de contratação ocorria depois da contratação inicial. Dados os atrasos verificados na colocação de professores nas escolas, o ministro da tutela, Tiago Brandão Rodrigues, decidiu acabar com a BCE.

“Este ano todos os docentes foram colocados em simultâneo, na contratação inicial, ao contrário do que aconteceu no ano passado quando os docentes foram colocados, progressivamente, em BCE, entretanto extinta, arrastando-se o processo ao longo do ano letivo”, nota o ME em comunicado.

O ME garante ainda que “todos os horários solicitados pelas escolas foram já preenchidos pelos professores colocados nesta fase” pelo que, conclui a tutela, estão “reunidas todas as condições para um regular início do ano letivo”.