A associação Saber Compreender promove um debate, a 24 de setembro, no Mira Fórum, em Campanhã, dedicado à população sem-abrigo. O objetivo, plasmado no nome dado ao evento, é provocar mudança. “Estamos num momento em que é preciso fazer. Mas é preciso saber porque é que as coisas não funcionam”, explica Dora Matos, coordenadora da associação ao JPN.

A discussão foi organizada em torno de quatro temas: Pobreza e Exclusão social, Direitos Humanos, Redução de riscos e Voluntariado. Entre os convidados estão psicólogos, sociólogos e investigadores, além de representantes de associações com trabalho no terreno como a CASA, o GAS Porto ou o SOS Racismo.

Na abertura marcam presença o vereador da Habitação e Ação Social da Câmara do Porto, Manuel Pizarro, e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares.

O desafio da reintegração social

Dora Matos e Christian Georgescu são as caras mais conhecidas da Saber Compreender. Vão estar ambos no debate “#MudarPorto.”. A primeira a abrir, o segundo a fechar. A associação, que presta apoio a sem-abrigo na cidade do Porto, não se resume a estas duas pessoas, mas foi a história de ambos que deu que falar.

Quem disse que um sem-abrigo e uma voluntária não se podem apaixonar?”, escreveu Ana Cristina Pereira, no “Público”, que vai estar também no debate.

Dora Matos acredita que o papel de Christian na associação é fundamental para diferenciar o apoio que prestam na rua. “Ele foi sem-abrigo, foi consumidor e por isso ele conhece essa experiência na primeira pessoa. É uma mais-valia. Somos, aliás, o único grupo voluntário do Porto que tem um educador de pares”, conta ao JPN.

Como outras associações na cidade, a Saber Compreender faz rondas pelas ruas e ajuda a Segurança Social a sinalizar os sem-abrigo da cidade. Mas essa é a parte mais simples (se assim se pode dizer), dentro do desafio mais complexo que é a reintegração social.

“Não basta pegarmos neles e colocá-los num quarto ou num albergue. Eles continuam a sentir-se sozinhos”, resume Dora. A sua associação quer ajudar nessa tarefa: “Ser aqueles amigos com que eles podem contar”.

O debate “#MudarPorto.” arranca às 15h00 e decorre ao longo de toda a tarde de 24 de setembro. A organização espera um público “eclético” num espaço que fica a escassos metros dos Albergues Norturnos do Porto, em Campanhã.