Cinco golos alegraram as 22 mil pessoas presentes no Bessa. Num jogo de sentido único e com muito desperdício, Nani e Cancelo foram os destaques.

Depois da condecoração na véspera, a seleção nacional defrontou, esta quinta-feira, a sua congénere de Gibraltar, num Estádio do Bessa quase lotado, fazendo lembrar outros tempos da casa.

A partida realizou-se no âmbito da vinda dos campeões à cidade Invicta, com alegria para os portuenses que tiveram possibilidades de, em dois dias, observar de perto a taça e os seus ídolos, bem como vê-los em ação.

Antes do início do particular, Nani voltou a mostrar a taça ao público e os atletas receberam novas medalhas, desta feita pelas internacionalizações, sempre debaixo de um mar de aplausos. O momento alto do pré-jogo aconteceu quando milhares de adeptos entoaram “A Portuguesa”.

Fazer a festa a pensar nos helvéticos

Apesar do clima de euforia, este teste antecedeu o primeiro encontro do apuramento para o Mundial frente à Suíça, uma das equipas mais fortes do grupo no qual Portugal está inserido. Como tal, Fernando Santos apostou num onze forte que não deverá ser muito diferente do que vai jogar no St. Jakob Park, a 6 de setembro.

Eduardo substituiu Rui Patrício na baliza e na defesa João Cancelo estreou-se no lugar de Cédric e Bruno Alves alinhou no de José Fonte. No meio campo, Moutinho e João Mário renderam Adrien Silva e Renato Sanches. No ataque, Quaresma deu profundidade nos corredores e o herói Éder foi o homem mais avançado na ausência do capitão Cristiano Ronaldo. De resto, todos mantiveram a titularidade desde a final de Saint Denis.

Portugal entrou pressionante e desde logo tomou conta de um jogo que nunca deixou de lhe pertencer. Com a passagem do tempo, a equipa foi criando diversas chances de golo que ia desperdiçando, com mérito da defensiva visitante. Aos 27 minutos, Nani abriu o marcador, para a primeira explosão de alegria no Bessa. Éder era muito aplaudido sempre que tinha o esférico e aos 30 minutos desperdiçou aquela que foi a melhor oportunidade de golo da primeira parte.

Ao intervalo, entraram Adrien, Bernardo Silva e deu-se a estreia de André Silva, com a camisola 7 de Ronaldo. Na segunda parte, Portugal jogou melhor, criou mais chances, obteve mais quatro golos e podia ter vencido por uma margem maior. André Silva e Bernardo Silva ameaçaram o segundo que chegou aos 55 com Nani a responder de cabeça ao bom cruzamento de Bernardo. Aos 71’ a seleção de Gibraltar fez o primeiro remate. Aos 73, João Cancelo assinou o 3-0 com um remate potente e Bernardo Silva fez o quarto aos 76’ aproveitando uma falha do guarda-redes adversário. Pepe fechou a contagem aos 79 minutos.

Estava terminada a partida com uma boa exibição da seleção nacional frente a uma equipa modesta onde se destacou o capitão Roy Chipolina e o camisola 3 Joseph Chipolina. Do lado luso, destaque para as exibições de Nani e João Cancelo, os melhores em campo. Moutinho parece estar a recuperar a forma e André Silva estreou-se e deixou bons indicadores para o futuro.

André, Cancelo e o realizar de um sonho

No final do encontro e em declarações à TVI, João Cancelo referiu que “há muito tempo” que esperava pela estreia na seleção principal e que se sentia ainda mais feliz pela obtenção do golo.

Para André Silva a estreia foi “um sonho concretizado” e não considerou difícil, visto que está a “jogar com os melhores”. Relativamente à titularidade no jogo de terça-feira, o jogador mostrou a sua vontade de jogar mas remeteu a decisão para Fernando Santos que gostou da melhoria na segunda parte e que explicou que se convocou os estreantes é porque “tinham potencial”.

Este foi o nono jogo consecutivo sem perder para Portugal que defronta a Suíça, na terça-feira, no St. Jakob Park, em Basileia, na primeira partida da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2018, que se vai realizar na Rússia.

FICHA DE JOGO:

Portugal

Onze inicial: Eduardo; João Cancelo, Pepe, Bruno Alves e Raphael Guerreiro; William Carvalho, João Moutinho e João Mário; Ricardo Quaresma, Nani (C) e Éder.
Suplentes utilizados: André Silva, Adrien Silva, Bernardo Silva, André Gomes, Rafa Silva e Eliseu.
Selecionador: Fernando Santos

 

Gibraltar

Onze inicial: Jordan Perez; Jean-Carlos Garcia, Jayce Mascarenhas-Olivero, Scott Wiseman, Roy Chipolina (C) e Ryan Casciaro; Joseph Chipolina, Anthony Bardon, Liam Walker e  Aarón Payas;  Kyle Casciaro.
Suplentes utilizados: Hernandez, Robba, Bosio, Yome, Barnett
Selecionador: Jeff Wood

Árbitro:  Erez Papir (ISR)