Na entrada para a quarta jornada da Primeira Liga, SC Braga e Boavista apresentavam-se ainda sem qualquer derrota no campeonato e à procura de se aproximarem dos lugares cimeiros na tabela classificativa. O resultado aparentemente tranquilo (3-0) que a equipa minhota conseguiu a seu favor, este domingo, permitiu que o Braga levasse a melhor e conseguisse a primeira vitória em casa, esta temporada, para o campeonato.

Os homens do Bessa, na primeira parte, conseguiram criar dificuldades e algum nervosismo à equipa adversária, mas o acerto na finalização e os golos que surgiram em momentos-chave permitiram à equipa de José Peseiro arrecadar os três pontos.

O egípcio Hassan regressou aos golos após um grande período de “seca”, inaugurando o marcador na Pedreira à passagem da meia-hora de jogo. Na segunda parte, Pedro Santos não falhou na marca da grande penalidade e, também, assistiu Wilson Eduardo para o terceiro golo da tarde.

Num jogo pragmático e de grande eficácia ofensiva, os “Guerreiros do Minho” levaram de vencida uma formação boavisteira que procurou quase sempre dificultar a tarefa do adversário.

Primeira parte salva por Hassan

O Boavista apresentou-se em Braga, tal como o seu treinador tinha prometido, como uma equipa pronta a disputar o jogo “olhos nos olhos”. Num bloco defensivo médio-baixo, os axadrezados permitiram ao Braga tomar conta do jogo, permitindo-lhe assumir a posse de bola, esperando sempre pelos momentos mais oportunos para contra atacar.

Com um Braga sem espaço para fazer fluir o seu estilo de jogo, foi quase sempre Pedro Santos que tentou desequilibrar a favor da equipa da casa, através da sua aceleração em certas jogadas.

Quando o Boavista conseguia recuperar a posse de bola, chegou a realizar saídas rápidas com algum perigo para a baliza de Marafona. Destaque para as intervenções do guardião português a uma incursão de Anderson Carvalho e, minutos antes do golo, para o lance em que deixou escapar a bola à entrada da área, quase permitindo uma jogada perigosa para o adversário.

Apesar disso, quase a chegar à meia-hora de jogo, o nervosismo bracarense teve, num remate de ressaca do avançado Hassan, um momento chave na reviravolta do futebol da equipa. Nenhuma hipótese teve Mamadou Ba, o estreante substituto do ex-guarda-redes Mica, de evitar o golo.

A segunda parte de Pedro Santos

A perder por 1-0, os orientados de Erwin Sanchez nunca mais conseguiram criar o perigo anteriormente causado ou sequer reentrar no jogo. Apesar de, no início da segunda parte, os jogadores do Boavista ainda terem conseguido alguma aproximação à grande área contrária, a falta de uma definição concreta das jogadas no último terço do terreno resultaram em ataques inconsequentes.

O Braga acabou por aproveitar a falta de lucidez do adversário e, com Pedro Santos a pautar os ritmos de jogo, os arsenalistas decidiram o jogo em apenas seis minutos. No decorrer do minuto 62, Pedro Santos conquistou uma falta sobre Talocha na área contrária. Num lance de difícil decisão para o árbitro Artur Soares Dias, o camisola 23 ampliou a vantagem do SC Braga. De seguida, aos 68 minutos de jogo, na sequência de um contra-ataque, Pedro Santos assistiu Wilson Eduardo para o 3-0 final.

Vitória merecida do conjunto arsenalista que acabou por somar a primeira vitória em jogos em casa e a terceira no total das quatro jornadas já realizadas na presente edição da Liga Portuguesa. A equipa de José Peseiro alcança os 10 pontos e partilha a segunda posição da tabela com o Benfica, equipa que visita na próxima jornada.

Já a equipa do Bessa, com este resultado, sofreu a primeira derrota quer no campeonato quer fora de portas. O Boavista desce assim, à condição, para o décimo posto da tabela classificativa, esperando ainda para ver se o Feirense consegue ultrapassá-lo na classificação esta jornada – joga esta segunda-feira com o Tondela, em casa, a partir das 20h00.

Resultado justo mas enganador

“Quem não viu pensa que não jogámos nada”. Foi assim que o treinador do Boavista, Erwin Sanchez, reagiu à derrota da sua equipa no Estádio Axa. O boliviano, na conferência de imprensa pós jogo, defendeu que o resultado final foi enganador e que a sua equipa teve bons momentos no jogo, especialmente no final do primeira parte e no início da segunda. O treinador boavisteiro realçou o mérito do Braga em ter sido eficaz, não querendo comentar um possível lance duvidoso, achando “melhor não falar no segundo golo”.

Já José Peseiro mostrou-se satisfeito com o resultado alcançado. Na entrevista rápida à Sport TV, o treinador considerou ter sido “um resultado justo”, apesar de em alguns momentos não ter jogado como gostaria. Destacou ainda a segurança defensiva, lembrando que foi o terceiro jogo sem sofrer golos.

Ficha de jogo
SC Braga
Onze inicial: Marafona, Baiano, Lazar Rosic, André Pinto, Marcelo Goiano, Mauro, Nicola Vukcevic, Pedro Santos, Ricardo Horta, Wilson Eduardo, Ahmed Hassan
Suplentes utilizados: Pedro Tiba, Bakic, N. Stojilikovic
Treinador: José Peseiro

Boavista FC
Onze Inicial: Mamadou Ba, Mesquita, Henrique, Tagliapietra, Talocha, Idris, Carraca, Renato Santos, Fábio Espinho, Anderson Carvalho, Andre Schembri
Suplentes utilizados: A. Bukia, Erivelto, Digas
Treinador: Erwin Sanchez

Artigo editado por Filipa Silva