Mais de 3 mil bicicletas, duas mil das quais elétricas, vão ser distribuídas por 15 instituições de Ensino Superior do país, com o objetivo de promover a mobilidade ciclável entre as comunidades académicas.

Os Termos de Aceitação do Projeto U-Bike Portugal são assinados esta tarde, em Vila Real, pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que preside à cerimónia, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O evento marca o arranque da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro.

A Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto estão entre as instituições que assinam o programa, de acordo com informação avançada pelo Ministério do Ambiente ao JPN. Além destas, o U-Bike Portugal vai passar também pelas universidades de Aveiro, Beira Interior, Évora, Minho, Nova de Lisboa, Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e pelo Instituto Superior Técnico, e ainda pelos politécnicos de Beja, Bragança, Cávado e Ave, Leiria e Viana do Castelo.

De acordo com o Ministério do Ambiente, vão ser compradas 3.234 bicicletas, 2.096 elétricas e 1.138 convencionais que vão ser distribuídas pelas universidades e politécnicos envolvidos.

O projeto vai ser financiado por fundos europeus, estando inserido no Portugal 2020, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Uso Eficiente de recursos (PO SEUR).

Corresponde a um investimento superior a seis milhões de euros e à atribuição de um valor de Fundo de Coesão de cerca de 4,7 milhões de euros.

O objetivo traçado é de atingir mais de 2.400 quilómetros de bicicleta até 2018 com uma poupança de energia estimada de 166,34 toneladas equivalentes de petróleo e uma redução de emissões de dióxido de carbono de 505 toneladas de equivalentes de CO2.

Em declarações à Agência Lusa, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, lembrou que cerca de 7% das deslocações quotidianas na Europa se fazem em bicicleta. Em Portugal esse valor é de apenas 1%.

O governante frisou ainda que “o público universitário é o público ideal para se tentar influenciar a utilizar modos de mobilidade suave”.

De acordo com informações recolhidas pelo JPN, no caso da Universidade do Porto o número de bicicletas a disponibilizar andará entre as 200 e as 300. A implementação do projeto poderá obrigar a pequenas obras de instalação de equipamentos essenciais à mobilidade ciclável. A ideia é levar o projeto aos três polos da academia, mas todos os aspetos constantes da pré-candidatura, que teve de ser apresentada pela instituição, carecem ainda de aprovação.

Segundo informações constantes do site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, a quem cabe a coordenação do projeto, “as bicicletas serão atribuídas à comunidade académica, com base em normas definidas por cada instituição de ensino superior e em cumprimento do Regulamento Geral do Projeto U-Bike Portugal, para uma utilização de longa duração (por exemplo: aluguer durante um semestre ou um ano letivo) que origine a criação de hábitos regulares de utilização deste meio de transporte”.

A Semana Europeia da Mobilidade conta com a participação de mais de 50 municípios portugueses, entre eles, da zona do Grande Porto, estão os da Maia, Valongo e Vila Nova de Gaia.