Um FC Porto desinspirado não foi além de um empate a zero frente ao último classificado do campeonato. Os “dragões” somam o primeiro empate.

“Em vontade de vencer ninguém vai bater o FC Porto”, frisou o técnico portista, na antevisão ao jogo. O que Nuno Espírito Santo não sabia era que havia de ser o Tondela a provar que as vitórias não se fazem só de vontade.

Convicções fortes da equipa da casa e hesitação a mais dos visitantes marcaram 70 minutos do jogo, em Viseu. Se, por um lado, a formação orientada por Petit fechou as linhas de passe ao ataque portista e lançou contra ataques rápidos pelas laterais, por outro, o FC Porto não foi capaz de converter em golo as poucas oportunidades que teve.

FC Porto com problemas e sem soluções

A aposta dos azuis e brancos num esquema tático desenhado em 4x4x2 tinha como objetivo imprimir maior volume ofensivo na frente de ataque. No entanto, este domingo, os ponta-de-lança André Silva e Depoitre estavam fora de serviço.

Seis minutos de jogo cumpridos. A primeira oportunidade do encontro chega pelos pés de Brahimi. A jogada sobra para Depoitre, que não a completa com sucesso. Preparado para dar resposta estava o Tondela que, um minuto depois, inicia um contra-ataque perigoso para a baliza do guarda-redes espanhol.

40 minutos de jogo. Mais do mesmo. FC Porto mais ofensivo mas sem perigo e Tondela com muralha defensiva eficaz.

Na primeira parte, as equipas do Norte fizeram a bola circular muito a meio-campo, mas sem criatividade. O caminho para os três pontos teimava em não aparecer.

Sem tempo e sem golos

Embalados pelos homens de Viseu, os azuis e brancos pareceram “adormecidos” na maior parte da segunda parte. Falta de ideias e de velocidade foram, à imagem do primeiro tempo, as características espelhadas numa partida com pouco interesse.

Na tentativa de acordar os dragões, a primeira substituição no FC Porto faz entrar Óliver Torres para o lugar de Brahimi. Cinco minutos depois, Óliver desmarca Layún com “conta, peso e medida”. A jogada termina com um cabeceamento de Depoitre por cima da baliza do Tondela.

Aos 82 minutos de jogo, a equipa orientada por Nuno Espírito Santo procura desfazer-se do empate e colocar-se em vantagem no jogo e nos lugares cimeiros da tabela classificativa. Grande defesa de Cláudio Ramos perante um remate do internacional português André Silva.

Já nos descontos e sem tempo a perder, a aposta são agora as bolas aéreas. Tentativas em vão para inaugurar o marcador a dois minutos do fim.

90’+5. O relógio ditava o final de uma partida apática para uma casa semelhante. O FC Porto deixou fugir uma vitória importante no terreno de uma equipa que somou o primeiro ponto em casa e o segundo na Liga.

Quatro dias após uma estreia morna na Liga dos Campeões, a equipa portuense não conseguiu aquecer ao ponto de vencer o último classificado do campeonato à quinta jornada.

“Valeu” aos dragões a derrota do líder Sporting para se materem no topo, mas esta segunda-feira a equipa de Nuno Espírito Santo, agora no segundo lugar, pode ser ultrapassada por Braga e Benfica quem medem forças a partir das 20h00.

Ficha de jogo

Tondela
Onze Inicial: Cláudio Ramos; Jaílson; Kaká; Rafael Amorim; Mamadu; Hélder Tavares; Fernando Ferreira; Claude Gonçalves; Wagner; Crislan; Murilo
Suplentes utilizados: Pica; Bruno Monteiro; Murilo
Treinador: Petit

FC Porto
Onze inicial: Casillas; Layún; Felipe; Boly; Alex Telles; Rúben Neves; Otávio; André André; Brahimi; André Silva; Depoitre
Suplentes utilizados: Óliver; Corona; Adrian López
Treinador: Nuno Espírito Santo