Vêm sobretudo do Brasil (409), de Espanha (161) e de Itália (127), mas a lista de nacionalidades engloba 88 países.

A Universidade do Porto vai receber 1.319 estudantes internacionais neste semestre e dá-lhes esta quinta-feira à tarde as boas-vindas numa sessão marcada para as 16h00 na Reitoria.

A estes somam-se cerca de dois mil estudantes estrangeiros que estão na universidade a fazer um curso de grau completo.

No total, a instituição estima acolher perto de quatro mil estudantes até ao final do ano letivo. Esse número fará com que os estudantes internacionais representem cerca de 13% do número total de estudantes da instituição.

Numa nota enviada às redações, a UP recorda ainda que foi recentemente premiada pelo sucesso da sua estratégia de internacionalização pela European Association for Internacional Education que atribuiu à universidade um prémio pela “Inovação na Internacionalização”, justificado com a participação ativa e coordenação de consórcios e projetos de mobilidade internacional de estudantes.

IPCB e UNL premiados pela Agência Nacional Erasmus+

A demonstrar a crescente relevância da captação de estudantes internacionais está a atribuição, pela primeira vez, dos Prémios de Boas Práticas Erasmus+ pelas Agências Nacionais, tendo em vista reconhecer a qualidade dos projetos criados no âmbito do programa.

Em Portugal, foram reconhecidas 24 instituições, duas de Ensino Superior: o Instituto Politécnico de Castelo Branco, pela criação do consórcio ERASMUSCENTRO, e a Universidade Nova de Lisboa, pelo seu programa “Learning Mobility of Individuals”.

Os galardões foram entregues esta quarta-feira na Universidade do Minho.