A partir de segunda-feira a internet sem-fios vai passar a estar disponível em 72 linhas dos Serviços de Transportes Coletivos do Porto (STCP). Por outras palavras, o WI-Fi vai deixar de ser um exclusivo do concelho do Porto para servir os utentes que viajem a partir de Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo. Ao todo, serão 400 veículos equipados com a tecnologia.

stcp-wifiO Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, veio esta sexta-feira testar o sistema. O ponto de encontro estava marcado no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, ao início da tarde. Um autocarro reservado para o evento esperava a chegada de todos os convidados.

Uma transeunte à passagem adivinhava a circunstância pela pompa: “Isto é tudo jet-set!”. Mais reservado, um grupo de idosos falava de impostos. Entre eles Augusto Fernandes Rei. Quer saber se já chegou alguém dos STCP. Foi 13 anos motorista e 18 fiscal da empresa. Confessa que guarda saudades. “Isto agora é um carro ligeiro, menina”, comentava descrevendo um autocarro muito diferente daquele de dois andares que chegou a conduzir. O Wi-Fi não é do seu tempo – foi introduzido nos autocarros dos STCP em 2014.

Pelas 15h45 chega o ministro e pouco depois a comitiva embarca. De telemóvel em punho, é hora de testar a rede “STCP | PortoDigital”. “Funciona!”, sublinhou o ministro.

Ao volante segue Joaquim Pinheiro, 21 anos como motorista, primeira vez na condução de um veículo com um ministro dentro. Assume algum nervosismo. Afinal, o dia “é diferente” e o estacionamento abusivo causa transtorno, alheio a quem segue no interior das viaturas. Mas a “responsabilidade é a de todos os dias”, garante.

Do Wi-Fi, a única queixa que se recorda de ouvir dos utentes é a falta dele fora do Porto. São muitos os que vêm de fora da cidade, diariamente, para trabalhar ou estudar.

mobileAliás, os utentes que fazem viagens intermunicipais são os que mais tempo gastam nos transportes, pelo que fazia sentido dar-lhes resposta. “[Quisemos] criar condições para aquelas pessoas com mais predisposição para o uso da tecnologia”, explicou ao JPN Tiago Braga, administrador dos STCP.

Ainda a bordo do autocarro, o responsável diz que o objetivo é “é unir as pessoas”, fazer com que “desde que saem de casa possam interagir com outras pessoas”. O serviço, que é gratuito, implica um investimento anual que o administrador estima entre os 70 e os 80 mil euros anuais.

A viagem termina junto à estação de Metro do Campo 24 de Agosto. A próxima paragem é a cerimónia que marca outros dois marcos no capítulo da mobilidade e dos transportes na Área Metropolitana do Porto: a adesão de novos operadores ao Sistema Intermodal Andante e a assinatura de um protocolo com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para o desenvolvimento de uma aplicação para telemóvel que promete revolucionar o sistema de bilhética.

Já no interior da estação, o ministro destacou a relevância deste alargamento numa perspetiva de futuro: “Quando nós andamos à procura de seduzir a utilização do transporte coletivo pela geração que está no final do liceu, início da universidade, isto é, a geração que pode querer comprar um automóvel, é da maior importância nós dotarmos e reforçarmos a oferta que temos nos serviços de autocarros da STCP com este serviço Wi-Fi”, concluiu.