A Conferência de Promoção dos Estudantes da Academia do Porto (CPEAc) é organizada pela primeira vez este ano pela Federação Académica do Porto (FAP).

Em conversa com o JPN, Daniel Freitas, presidente da Federação, explicou que a iniciativa surgiu do desejo de criar um evento específico para a promoção e motivação dos estudantes: “Sentimos a necessidade de ter um momento onde pudéssemos apresentar aos estudantes e à cidade os melhores exemplos da Academia.”

O tema no qual a Conferência será baseada é o “Superpoder”, tema este que o presidente da FAP considera “icónico”. “A ideia dos superpoderes está relacionada com os nossos heróis de infância, com o nosso imaginário. Mas o que são heróis? São pessoas normais que se distinguiram. É isso que pretendemos mostrar nesta conferência: que para se ser um herói basta ser-se uma pessoa normal que se esforça e [permanece] motivada”, afirma.

O evento, que se realiza este sábado entre as 10h00 e as 18h00, no Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis, vai contar com mais uma dezena de oradores, alguns com peso institucional, como é o caso de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, outros com protagonismo ao nível universitário. Todos eles foram escolhidos por serem “bons exemplos da Academia, com discursos altamente motivacionais”, explicou Daniel Freitas.

Os convidados desta primeira edição são Raquel Soares (Beautiful Branding Agency), Joana Carvalho (Estudante FFUP/Associação Cura+), Joana Moreira (Movimento Transformers), Daniel Moreira (Estudante FDUP/Ex-concorrente The Voice Portugal), Francisco Carvalho Guerra (Provedor do Estudante Universidade Católica Portuguesa), Miguel Neiva (ColorADD – Sistema de identificação de cores para daltónicos), Luís Pinto (Estudante FEUP  que fez uma volta ao mundo em 14 meses à boleia), Diogo Mendes (U.DREAM) e Elizabete Neves (Coach, consultora para o desenvolvimento pessoal, formadora e oradora motivacional).

O Presidente da FAP espera que com este evento-piloto se lance uma marca e que esta iniciativa se venha a repetir.

A entrada é gratuita e está aberta a estudantes e não-estudantes. As inscrições podem ser feitas online.

Artigo editado por Filipa Silva