O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai marcar presença na inauguração oficial do Pólo Zero, no próximo dia 7 de outubro, sexta-feira.

O JPN sabe que o chefe de Estado vai fazer uma visita ao espaço no dia da inauguração, pelas 14h00. Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, também vai estar presente.

A data da inauguração do Pólo Zero tinha sido avançada pela Federação Académica do Porto esta semana. O JPN sabe que Marcelo e Rui Moreira vão passar pelo novo espaço que acolherá várias atividades ao longo do dia.

Um projeto com mais de uma década

A ideia de dotar o centro da cidade do Porto de um local vocacionado para acolher os estudantes do Ensino Superior da cidade data de 2001, era Hugo Neto o presidente da FAP.

Passaram 15 anos e dez presidentes pela estrutura – sem contar com o atual líder, Daniel Freitas – antes do projeto ver a luz do dia. Da ideia à concretização da obra, o processo conheceu muitos avanços e recuos e mais de uma mão cheia de previsões falhadas de abertura. Ao que tudo indica, de 7 de outubro não passará.

O conceito, inicialmente mais centrado em valências de apoio ao estudo, evoluiu. Ser um local “calmo e acolhedor onde os estudantes nacionais e estrangeiros possam estar e estudar” continua nos planos, mas a FAP sublinha que  se trata agora de um “espaço multifacetado” onde vão decorrer “atividades e dinâmicas delineadas para dar resposta aos estudantes da Academia do Porto, a estudantes estrangeiros de mobilidade e a potenciais candidatos a frequentar instituições do ensino superior do grande Porto”.

O Pólo Zero da FAP – que tem 526 metros quadrados de área – está instalado na Praça de Lisboa. O acesso faz-se pela face da praça que fica virada para os Clérigos, na Rua São Filipe de Nery, nº 87, entre o Passeio dos Clérigos e a entrada para o Parque de Estacionamento que ali se encontra.

Em 2015, em declarações ao jornal Porto24, o atual presidente da FAP estimava que o projeto representa um investimento de cerca de 500 mil euros. O protocolo assinado com a autarquia portuense, em 2013, ainda sob a presidência de Rui Rio, prevê a cedência deste espaço à FAP por dez anos, mediante um pagamento simbólico de 30 euros por mês.