“A Ryanair tem o prazer de anunciar o calendário de verão Porto 2017, o nosso maior de sempre na região”, divulgou esta quinta-feira o CEO da Ryanair, Michael O’Leary, em conferência de imprensa, na Câmara do Porto.

Foram apresentadas oito novidades ao nível de rotas: quatro novas – para Birmingham, Edimburgo, Cracóvia e Nuremberga -, com uma frequência de dois voos por semana.

A companhia aérea anunciou também o reforço de outras quatro durante o verão: para o Luxemburgo (cinco vezes por semana), Milão Malpensa (quatro vezes por semana), Terceira e Varsóvia (duas vezes por semana).

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, sublinhou a importância económica destas rotas para destinos europeus como é, a título de exemplo, a rota Porto-Milão Malpensa para o “turismo de negócios, mas também [para a] comunidade emigrante que vive em parte na Suíça, e que utiliza mais facilmente Malpensa do que o aeroporto de Genebra.”

O autarca ressalvou ainda o caso do Luxemburgo que “é muito importante para os nosso emigrantes.”

A companhia “low-cost” oferecerá ainda voos adicionais para Lisboa, Londres e Madrid.

Preços promocionais até segunda-feira

Para além do aumento da oferta e frequência de rotas a partir do Porto, os clientes passam a usufrir de tarifas mais baixas. Até março de 2017, a Ryanair estima que esta redução varie entre os 10% e os 12%, em consequência da queda do preço do petróleo.

Com este reforço, a companhia aérea espera transportar quatro milhões de passageiros por ano, isto é, mais 300 mil do que no ano anterior.

Michael O’Leary anunciou ainda uma nova promoção para celebrar o calendário de verão do próximo ano. Até segunda-feira, 10 de outubro, a Ryanair vai ter lugares disponíveis a partir de 14,99 euros.

Rui Moreira frisou que a Ryanair é, atualmente, a “grande operadora do Aeroporto do Porto” e que é, por isso, “fundamental que esta relação que o Porto criou com a Ryanair e com o ‘hub’ aqui instalado se mantenha e se alimente”, finaliza.

Recorde-se que, já em setembro, a Ryanair tinha anunciado o reforço de novas rotas, completando um total de 23 no aeroporto de Lisboa e 39 no aeroporto de Faro. O aeroporto Francisco Sá Carneiro continua a ser o que mais rotas oferece com 49, das mais de cem operadas pela companhia em território português.

 Artigo editado por Filipa Silva