O CINANIMA vai para a 40ª edição e desde há três anos que o “aquecimento” para a festa do cinema de animação começa na Universidade do Porto. Trata-se de um pré-festival com a exibição semanal de filmes – sempre às sextas, a partir das 21h30.

Esta sexta-feira, no Auditório da Reitoria passa uma seleção de curtas-metragens premiadas na edição de 2015 do festival. “Dans Les Eaux Profundes”, de Sarah Van den Boom, “Edmond”, de Nina Gantz, e “Gaiola de Vento”, de Marco Costa, são exemplos.

Para sexta-feira, 14, ficam reservados filmes finalistas da categoria Melhor Curta-Metragem Eurpeia do Cartoon D’Or: “Sous tes Doigts”, de Marie-Christine Courtès, Machine, de Sunit Parekh-Gaihede, e “Peripheria” de David Coquard-Dassault, são exemplos. A noite termina com Yúl e a Serpente, de Gabriel Harel.

A 21 passa um best of de filmes realizados por estudants da escola “The Animation Workshop” da Dinamarca, para a categoria Filmes de Escola. Para a última sessão, agendada para o dia 28, fica uma seleção de filmes recentes de produção espanhola extraídos do festival 3D Wire.

O CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho está marcado para 7 a 13 de novembro. O júri do festival selecionou, este ano, 76 filmes para passar de um conjunto de mais de 1300 submissões.

A competição internacional apresentará 49 curtas-metragens e quatro longas-metragens, num total de 53 filmes em competição. A competição nacional inclui 23 filmes, dez a concurso no Prémio António Gaio e 13 no Prémio Jovem Cineasta.