O Iberanime, uma convenção conhecida como um dos maiores eventos de cultura pop japonesa, passou este sábado e domingo, pela Alfândega do Porto, onde o evento decorreu pela primeira vez. Mais de 12 mil pessoas marcaram presença, sobretudo no sábado, com mais de sete mil pessoas.

De concursos de “cosplay”, que premiavam os vencedores com a oportunidade de representar Portugal num concurso no Japão, à presença de “youtubers”, o Iberanime contou com uma vasta e diversificada programação.

Para além disso, fizeram-se ainda demonstrações de arte marciais, workshops, dois concertos da banda brasileira Gaijin Sentai, as adoradas Para Para Dances, entre outros.

No Iberanime não encontramos tempos mortos, há sempre algo novo para ver. Aliás, é uma oportunidade que arrasta consigo vários artistas, como Ana Moniz e Teresa Neves, que este ano se juntaram numa banca para mostrarem e venderem alguma da sua arte. As artistas admitem que o melhor do evento são as novas relações que estabelecem e encontram alguma dificuldade para enumerarem pontos negativos, além das enormes filas nas bancas de alimentação.

A presença de várias lojas relacionadas com a cultura japonesa, como as portuenses Aniplay e Kyuto Store, também atraem visitantes que procuram nelas merchandising oficial, ou apenas um pouco do Oriente.

O Iberanime regressa no próximo ano, primeiro em Lisboa.